Bem-vindo | 19/09/2018

Portal Folha - O seu Jornal Online

Projeto Aprovado aumentará a potência da Cultura FM de Araci

O Projeto é do senador Hélio José do Pros do Distrito Federal e tem como relator o senador baiano Otto Alencar do PSD da Bahia. Sendo aprovado irá aumentar a potência de transmissão para das rádios comunitárias do país e claro será a realização de um sonho do radialista fundador da Cultura FM José Socorro desde que se empenhou nesse projeto há 17 anos.

Por Gidalti Moura

qua, 11/07/2018 às 09:10

Como Araci, outras cidades sedes de municípios têm extensões geográficas muito grandes para serem alcançadas pelas ondas do rádio nos níveis que vem sendo praticados por conta de uma legislação arcaica e limitadora.

No caso de Araci, um município com 1.524 km² abrigando uma população de 55.935 habitantes, não tem como ser alcançado pela Rádio Comunitária a única emissora nesse raio de ação tão extenso. Como estamos acostumados a ouvir o radialista e fundador da emissora José Socorro, a atual potência permitida atinge apenas até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, que deveria estar sendo ouvida por um público alinhado aos mais de 44 mil habitantes espalhados num território de 1.524 km² onde existem mais de 128 comunidades de distrito, povoados, vilarejos e fazendas.

O Projeto de Lei do senador Hélio José (Pros-DF), que tem o Nº 513/2017, tem como relator o senador baiano Otto Alencar (PSD-BA) e sendo aprovado irá aumentar a potência de transmissão para rádios comunitárias, claro, atendendo um anseio da nossa emissora desde que foi fundada há 17 anos.

O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto. A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada.

O texto original do projeto previa que a potência das rádios comunitárias seria aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados, em vez de um, para a execução de radiodifusão comunitária voltada a uma comunidade, bairro ou vila. A alteração possibilita a cobertura de múltiplas comunidades, bairros ou vilas pela mesma rádio comunitária, o que desvirtuaria a essência desse serviço, destacou o autor do projeto Hélio José.

O Projeto é do senador Hélio José do Pros do Distrito Federal e tem como relator o senador baiano Otto Alencar do PSD da Bahia. Sendo aprovado irá aumentar a potência de transmissão para das rádios comunitárias do país e claro será a realização de um sonho do radialista fundador da Cultura FM José Socorro e de todos os diretores que se empenharam nesse projeto há 17 anos.

Comentários