Bem-vindo | 20/11/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Produtores do Projeto Cabra de Leite recebem 700 matrizes leiteiras.

O Programa Cabraune implantado no município de Araci através da parceria firmada […]

  • Por Do Karmo Carvalho
  • qua, 29/09/2010 às 12:14
  • Nenhum Comentário
  • Imprimir
  • Enviar
  • Reportar Erro

    Report ErrorClose

O Programa Cabraune implantado no município de Araci através da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal junto a Secretaria da Agricultura, Sistema FAEB/SENAR, CNA e Sindicato Rural visa fortalecer o empreendimento rural e a agricultura familiar, aumentando a renda familiar na produção e beneficiamento do leite de cabra. Hoje são sete condomínios preparados para produzirem leite de cabra nas localidades de Barreira, Bento, Assentamento Santa Virgínia, Várzea da Pedra, Dionísio, Assentamento Fonte Viva e Rua da Palha.

Depois que os produtores  passaram por uma maratona de cursos e treinamento, e depois dos apriscos (curral) estarem concluídos, o Secretário de Agricultura William dos Anjos e o Técnico de campo do SENAR Washington Serafim, levaram no dia 6 de setembro um produtor de cada condomínio para realizar a compra das 700 matrizes de cabra leiteira na Fazenda Trindade no Município de Jeremoabo. Os representantes de cada condomínios de Bento, Barreira, Fonte Viva, Santa Virgínia, Várzea da Pedra e Rua da Palha foram especialmente para escolher as melhores matrizes leiteiras das raças Alpina Britânica e Canindé.

Cabra de leite selecionada para os condomínios em AraciForam comprados nessa primeira etapa 300 animais, uma parte comprada pelo projeto e a outra através de financiamento por partes dos produtores. Cada animal custou R$ 300,00 Um investimento de RS 90.000,00 mil reais.

Os seis condomínios para a produção de leite de cabra receberam 700 animais ao todo, mas segundo o Secretário William outras raças que tenham uma boa lactação serão também selecionadas para completar as 700 matrizes. Os animais selecionados na Fazenda Trindade pelos Produtores e pelo Secretário William acompanhados pelo Técnico do SENAR Washington, são de alta qualidade física, genética e de grande produtividade leiteira, em média 2 litros por cabeça. Muitas delas já chegaram aos condomínios com cabritos e outras, na sua maioria, enxertadas.

Nessa última segunda-feira (27), os animais chegaram à sede do Município de Araci. A recepção foi bem calorosa, marcada com a presença de grade parte dos produtores dos condomínios o Secretário de Agricultura William dos Anjos e a Prefeita Nenca. Uma carreata foi formada pelas principais ruas da cidade, para ficar registrado esse grande passo na agricultura familiar no município. Nos dias seguintes as cabras foram levadas para seus respectivos apriscos.

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!