Bem-vindo | 17/02/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Presidente da Câmara de Araci convoca Comissão para avaliar riscos anunciados sobre Açude do Poço Grande

A barragem do Poço Grande, ou açude do Poço Grande é uma barragem de terra-enrocamento brasileira, construída pelo DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra a Seca e inaugurado em 1964. Com uma trincheira de 15 metros e comprimento de 1,7 km, abriga um espelho d’agua de 18 km.

Por Gidalti Moura

seg, 28/01/2019 às 17:08

A catástrofe que atinge Brumadinho em Minas Gerais, três anos depois do desastre ambiental no município de Mariana, consterna o país e alvoroça os ambientalistas do mundo todo para o que a ONU chama de “crime que deve ser investigado”.

A matéria que veiculou no site A Voz do Campo ontem (27 de jan de 2019 às 10:17), acabou criando um efeito cadeia, sentimento comum em todos os municípios que possuem em seu território, reservatórios em grandes lenções de água represados por barramentos, taludes ou maciços de pedra.

A matéria que é uma reedição de um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), apresenta à sociedade um panorama da evolução da segurança das barragens brasileiras e da implementação da PNSB, incluindo a melhoria da gestão da segurança e depois de anunciar que o talude do Açude do Poço Grande em Araci tem rachaduras e apresenta maior risco de rompimento entre as barragens da Bahia,

O assunto por demais tenso chegou à Câmara de Vereadores e presidente vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro, foi interrogado se a Câmara estava ciente da situação ameaçante do Poço Grande e de imediato decidiu convocar por instrumento interno “CI Nº 01/2019” a comissão competente como se divulga:

As indagações dirigidas ao presidente Jefinho, chegaram através da rede social (Whatsapp) e pela mesma via ele respondeu: “A câmara de vereadores de Araci não foi alertada dos riscos que envolvem a barragem do poço grande. Entretanto, após as matérias vincularas na impressa, estaremos convocando os nossos colegas, em especial os da comissão do meio ambiente e infraestrutura para coletar dados para que possamos discutir as ações que a Câmara posse tomar. De antemão, iremos cobrar informações de todos os entes da federação sobre a fiscalização da barragem e o estado da mesma”.

O poço Grande se apresenta no município de Araci como uma conjuntura geradora de desenvolvimento e isso pode ser comprovado depois que seus 18 km de espelho d’água foi aproveitado para implantação do Complexo Turístico iniciado em 2011 quando através da Secretaria de Cultura e Turismo a Prefeitura iniciou e concluiu a primeira fase de um projeto de três etapas que não chegaram a acontecer.

Ainda hoje o lago representa um espaço de lazer e entretenimento.

A administração atual tem sinalizado que vai revitalizar o lago no sentido de trazer o lazer e melhorar a condição de vida dos pescadores e pessoas que sempre tiraram seus sustentos da vida que representa aquele açude.

 

Comentários