Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantes e colocam no mercado 62 profissionais

Na tarde desta terça feira (06 de junho), aconteceu na Câmara Municipal a materialização desta parceria entre o SENAI e Prefeitura de Araci através de sua Secretaria de desenvolvimento Social. Quatro turmas receberam habilitação em confeitaria, pizza, panificação e sequilhos.

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal em parceria com o SENAI da Bahia promoveu quatro cursos voltado para a população em geral, mas o público alvo principal foi pessoas possuidoras de habilidade e conhecimento na área de massas alimentícias, doces e salgados. Durante trinta dias a professora Dilma Ribeiro Lopes técnica do SENAI ministrou os cursos de: CONFEITARIA, PIZZA, PANIFICAÇÃO e SEQUILHOS.

Segundo a professora Dilma  os cursos são profissionalizantes embora desenvolvido e menor carga horária comum nos cursos ofertados pelo SENAI, mas que condicionam o cursilista a mesma habilidade de ser um profissional no segmento produtivo quem escolheu. O curso de sequilhos e pet foods, foram ministrados em 28 horas, já os de panificação, pizza e confeitaria em 60 horas.

No período em que estavam sendo ministrados os cursos, a cidadã acompanhou a permanência de uma carreta de panificação instalada na Praça da Matriz preparada e equipada para profissionalizar e qualificar uma mão de obra local, que possa atender a demanda de panificadoras, confeitarias e restaurantes que buscam estes profissionais especializados.

Na tarde desta terça feira (06 de junho), aconteceu a materialização desta parceria entre o SENAI e Prefeitura de Araci através de sua Secretaria de desenvolvimento Social.

Na Câmara Municipal, SENAI e Prefeitura comemoraram os resultados do esforço e do investimento com a certificação de quatro turmas concluintes de cada curso.

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantesNa programação que foi conduzida pela assessora da Secom, Ádila Santana, a secretária Rita Adriana Brito falou da alegria como secretária e como representante do prefeito Silva Neto, ausente no evento; “Nosso objetivo como poder público é promover a dignidade das pessoas e levantar a autoestima delas. Que autoestima pode ter uma pessoa que se sente em tudo dependente do poder público? Ao assinar essa parceria com o SENAI o prefeito Silva responde aos anseios da juventude e de alguns adultos que procuram uma oportunidade de ser produtivo e de ter o próprio sustento. E nosso projeto não para nestes quatro cursos. O convênio que o prefeito fez com o SENAI, prevê cursos que serão ministrados até o final do ano, como cursos para eletricistas, pedreiro, pintor e outros”, – disse a secretária. Nossa intenção é também acabar com as politicas de paternalismo e assistencialismo e que as pessoas entendam que não podem depender somente do poder público, mesmo porque não há como dar solução a tudo, – concluiu.

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantesNa oportunidade a professora Dilma que ministrou os cursos falou de sua alegria em poder estar concretizando o trabalho que começou há trinta dias. Dilma agradeceu ao prefeito Silva Neto pela oportunidade de realizar o curso em Araci. Falou de Araci como uma cidade boa e hospitaleira, que encontrou alunos interessados e com excelente nível de aprendizado. “Estou muito feliz porque cada um que recebeu seu certificado pelo curso que fez, está preparado para ser um empreendedor, gerir seu próprio negócio e também em condições técnicas de ocupar qualquer vaga no mercado de trabalho” – Quero voltar a Araci num futuro próximo para dar consultoria a titulares de pequenas e médias empresas, fruto dessa coragem que hoje é demostrada aqui, – disse a professora Dilma.

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantesA Professora Galba que é coordenadora de politicas para a juventude frisou em sua fala que falou que Galba o índice de jovens que são assassinados e entram no mundo do crime é alarmante porque lhes faltam oportunidades como  esta que estamos vendo aqui hoje.

A Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Social estão oportunizando hoje essa porta para os futuros empreendedores que agora podem dinamizar o comercio, a mão de obra e o emprego em nossa cidade, é só ir em frente. A prefeitura já fez a sua parte, disse Galba.

Galba citou o exemplo de dona Amélia que a despeito da idade, encarou o desafio de aprender fazendo e a partir de hoje pode aumentar sua renda produzindo sequilhos apetitosos e fáceis de colocar no mercado.

Prefeitura e Senai promovem quatro cursos profissionalizantesLevi Costa que é Coordenador do SENAI, disse que em janeiro esteve conversando com o prefeito de Araci e apresentou-lhe o projeto dos cursos. “Pela primeira vez em nove anos de SEBRAI, encontrei um prefeito que sabe o que quer e não deixa para depois o que entendeu como importante para seu povo. Quando mostrei o projeto da parceria, ele leu, entendeu e mandou imediatamente preparar o convênio. Em menos de 15 minutos tudo estava consumado e hoje estamos mostrando resultados duradouros para a vida inteira de muitas pessoas” – disse Levi.

O investimento dessa parceria representa R$ 82 mil sendo que 40% são investidos em alimentos, material de mão de obra e faz parte dos recursos do fundo social, assistência social e bolsa família, disse mais Levi. Ao concluir o coordenador falou que o cronograma do convenio envolve outros cursos de formação para ELETRICISTAS em julho, PINTORES e PEDREIROS, ministrados em agosto e CONFECÇÃO DSE BIJUTERIAS em setembro.

vv

Turma que recebeu o Certificado do Curso de CONFEITARIA (19 novos confeiteiros na praça)

HH

Os mais novos e preparados pzzaiolos receberam o Certificado do Curso de PIZZA (12 pzzaiolos novos no mercado)

ggg

A turma dos que receberam os Certificados no Curso de PANIFICAÇÃO (14 novos panificadores)

DD

Turma de dona Amélia (terceira da E-D) receberam o Certificado do Curso de Sequilhos (17 novos emprendedores)

 

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!