Bem-vindo | 19/08/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Paróquia de Araci vive momento histórico com a ordenação do Bispo Dom Ionilton

Araci terra mãe de filhos ilustres e cidade “Mãe do Dia” vive em seus 205 anos de história um domingo memorável ao lançar no rol de seus filhos professores, enfermeiros, engenheiros, advogados, médicos, mestres e doutores um filho detentor de um Título no Episcopado Católico – “Dom Ionilton Bispo da Prelazia de Itacoatiara”.

Ionilton-post-4Talvez passe esta geração e fieis da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição do Raso não verá uma celebração eucarística de tamanha suntuosidade e esplendor, além da importância ato para a Diocese de Serrinha a quem está ligada a Paróquia de Araci.

A igreja, em comunhão se encontrava numa missa campal, tomando toda a Praça de Nossa Senhora da Conceição para assistirem e prestigiarem a celebração da Eucaristia na qual seria conferido o Sacramento da Ordem, no grau do Episcopado, ao Religioso Vocacionista Padre José Ionilton Lisboa de Oliveira.

Para a igreja, a partir daquela celebração, depois de ungido pelo Espírito Santo, padre Ionilton como bispo passa a suceder os Apóstolos, como mais um dos Pastores do Povo de Deus e torna-se um enviado a perpetuar a missão do Cristo o Bom Pastor como o Sumo Pontífice de quem recebe autoridade para desempenho da mesma missão.

Padre José Ionilton escolheu como lema de seu ministério episcopal o que se lê na Escritura em Lucas 22:27 – “estou no meio de vós como aquele que serve”, lema que leva na alma para encarar o desafio como Bispo da Prelazia de Itacoatiara no Amazonas.

A celebração que começou depois das nove horas da manha deste domingo 16 de julho teve como Bispo Ordenante Principal Dom Edgar Moreira da Cunha, os Bispos Co-Ordenantes Dom Ottorino Assolari, Dom Zanoni Dementtino Castro, demais bispos irmãos da Congregação Vocacionista, representantes do Clero da Prelazia de Itacoatiara, muitos padres, diáconos e uma grande equipe de celebração e cânticos. Em destaque também se fizeram presentes, autoridades municipais como o prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto, a Vice-Prefeita Maria Betivânia de Jesus, o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Agassiz Jorge Silva Sampaio, o presidente da Câmara vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro, demais vereadores e o deputado estadual Alex da Piatã.

Nos ritos desse memorável cerimonial participaram paroquianos e familiares do Bispo Ordenado com cânticos de entrada e saudações abrindo o momento do acolhimento dos Bispos e de todo o povo que foi feito pelo Bispo da Diocese de Serrinha Dom Ottorino. A Liturgia da Palavra e as Leituras de Salmos e do evangelho deram sequência à ordenação

No momento da Apresentação do Eleito o Padre Graciomar da Prelazia de Itacoatiara, dirigiu-se a Dom Edgar Moreira pedindo a ordenação episcopal do Padre José Ionilton, é apresentado o Mandato Apostólico e ouve-se a leitura da Bula dando-se a concordância à eleição do Bispo e acontece a Homilia onde se processou o interrogatório. Padre Ionilton reponde “Quero” a nove interrogações do Bispo Ordenante diante do povo, quanto à fé e sua futura missão,

Depois disso, prostrado em terra, aguarda a Ladainha de Todos os Santos e depois se levanta, aproxima-se do Bispo Ordenante e diante dele se ajoelha e recebe a imposição das mãos sobre ele, ato seguido e repetido por tosos os outros Bispos consagrantes.

Feita a Unção com o óleo do Crisma sobre sua cabeça Padre Ionilton recebe do diácono o Evangeliário e as insígnias episcopais representadas pelo Anel, a Mitra e o Báculo.

Tendo recebido e com o Báculo Pastoral símbolo do serviço pastoral em suas mãos, agora Dom Ionilton é abraçado pelos seus irmãos, Bispos do Colégio Episcopal e desce as escadas para participar com todos e com o povo da liturgia eucarística culminando aquela Celebração histórica para a comunidade católica e toda a população de Araci.

Ionilton-post-9

Ionilton-24 Ionilton-23
Ionilton-22 Ionilton-21
Ionilton-20 Ionilton-19
Ionilton-18 Ionilton-17
Ionilton-16 Ionilton-15
Ionilton-14 Ionilton-13

Ionilton-post-8

 Ionilton-post-6

Ionilton-post-1

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!