Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM

Paulo Figueiredo ouvidor adjunto do TCE-Tribunal de Contas do Estado da Bahia , visitou a emissora Cultura FM participou do programa Bomdia Cidade de Acilon Di Oliveira e depois proferiu palestra aos alunos do Colégio Imaculada Conceição com o objetivo de de divulgar as ações e competências da Corte de Contas baiana e também estimular os cidadãos de todas as idades a fiscalizar as obras e serviços realizados com recursos públicos.

Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM

Paulo Figueiredo ouvidor adjunto do TCE-Tribunal de Contas do Estado da Bahia esteve nos estúdios da Cultura FM de Araci nesta sexta feira no programa Bom Dia Cidade apresentado pelo radialista Acilon di Oliveira.

Paulo que já esteve em Araci em 2015 se apresentando no programa patrulha da Cidade de José Socorro, nesta segunda oportunidade visita Araci como cidade e município incluído em seu roteiro por mãos de 78 municípios do interior do Estado.

O ouvidor do TCE falou de início do projeto itinerante do tribunal denominado Caravana da Ouvidoria e explicou que o objetivo primeiro é promover a aproximação dos cidadãos com o TCE/BA. Esclarecer a população sobre seus direitos que ela tem de acompanhar e fiscalizar a ação dos gestores, visando fazer com que os recursos oriundos dos impostos sejam aplicados da melhor forma possível e ajudar a combater a corrupção e os desvios de verbas públicas é a linha mestra do projeto, explicou Paulo Figueiredo.

Durante a entrevista Paulo apresentou a Acilon e ao comentarista do programa José Socorro duas cartilhas e dois folders como material didático da campanha.

Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM
Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM

O material elaborado de forma primorosa e em alta qualidade se apresenta como revistas em quadrinho para alcançar a mente e consciência de jovens estudantes das escolas públicas que fazem parte do público alvo da caravana da Ouvidoria.

Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FMDurante 52 minutos o ouvidor conversou de forma clara como se estivesse dando uma aula pelo rádio para um universo de mais de 15 mil radiouvintes que estão com seus rádios ligados desde cedo na programação da Cultura FM a primeira em audiência na cidade. Assim nessa janela aberta pelo programa Bom Dia Cidade, a aula de Paulo Figueiredo serviu para esclarecer a população sobre o trabalho do Tribunal, de fiscalizador da aplicação dos recursos públicos e da importância da participação cidadã no combate aos desvios de dinheiro público e à corrupção.

Acilon buscou saber como que a população, o cidadão isoladamente pode fazer esse papel tão importante e Paulo responde explicando:

“Um dos critérios para auditar obras públicas é o da materialidade das obras, as denúncias encaminhadas ou na mídia. O cidadão precisa conhecer os três tipos de controle: O interno, o externo e o controle social. Através deles o cidadão pode fiscalizar a aplicação do recurso público”.

Veja Acilon: “Se os aracienses que estão nesse momento nos ouvindo entenderem a importância da instituição, teremos mais fiscais, as obras serão de melhor qualidade e mais serviços serão prestados de forma adequada. Não é justo que nós cidadãs e cidadãos obrigados a trabalhar, pagar pesados impostos para manter a máquina pública e não tenham serviços e obras de qualidade”.

Digamos que um deputado consiga um recurso para construir uma praça ou um hospital público. Para a aplicação correta desse montante, é preciso realizar um procedimento licitatório. Ganha a empresa que apresentar o menor valor. Antes de iniciar a obra, a prefeitura tem obrigação de colocar uma placa com três informações essenciais, a origem do recurso, o prazo de execução e o valor total. Paulo enfatiza: “Comece a fotografar e a acompanhar o andamento da obra. Não precisa ser engenheiro para identificar indícios de irregularidades. A obra começou com 30 funcionários, mas agora só existem dois? Existe algo de errado acontecendo. E a quem pedir ajuda? Ao TCE/BA. Vocês podem contar a história e localizar a obra pelo Whatsapp. Nós garantimos o sigilo das informações”.

Paulo Figueiredo divulgou os meios de comunicação para que o cidadão possa denunciar: o canal do Whatsapp (71) 99902-0166 da instituição, o telefone 0800 2843115 e o site www.tce.ba.gov.br. E mostrou ainda como o cidadão pode identificar irregularidades numa obra pública.

Depois de sua entrevista na rádio comunitária, Paulo e sua equipe foram realizar uma palestra no Colégio Estadual Imaculada Conceição e lá foi colocado em forma de uma aula presencial todo o conteúdo que fora levado ao ar no Bom Dia Cidade. Para os alunos que dedicaram o ultimo período de aula para escutarem Paulo Figueiredo tiveram a oportunidade de assistirem vídeos sobre os temas abordados e com temas de combate à corrupção que graça no cenário politico brasileiro.

Ouvidoria do TCE conversa com cidadãos de Araci no Bom Dia Cidade da Cultura FM

Alguns alunos questionaram sobre as dificuldades do tribunal em auditar as obras em tantos municípios do interior e sobre o que acontece com gestores que são apanhados desviando recursos.

“Não existe corpo funcional suficiente para abarcar todo o território baiano, é por isso que nosso programa visa o envolvimento do cidadão como um aliado para fiscalizar e denunciar”. Paulo mostrou casos de ex-gestores que foram condenados e criminalizados por improbidade e ressaltou: Todos estão sendo punidos e obrigados a ressarcir o erário público além de serem condenados a inelegibilidade no caso de quererem se candidatar a cargos eletivos. – completou.

hhhhhhhhhhhhh

No fim do programa posaram para as lentes do Portalfolha o visitante, o apresentador Acilon, o comentarista José Socorro e o presidente George Silva

 

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!