Bem-vindo | 26/11/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

O tabuleiro 2021/2024 do Poder. As novas pedras do Jogo de política e gestão

“As urnas por sua soberania, decretaram os nomes daqueles que reinarão sobre nossas cabeças a partir de 1º de janeiro de 2021. Prefeito e vereadores, titulares dos dois poderes que decidirão os destinos de nosso município, nossa cidade e nossas condições de vida. Confira. Acredite e faça sua parte como parte interessada nesse jogo que tem de dar certo! ”

Por Gidalti Moura

seg, 16/11/2020 às 19:39

Prefeita Eleita:

Maria Betivânia Lima de Jesus, simplesmente “Keinha” nome que consagrou sua imagem de mulher comum, doméstica, profissional, agente pública e mulher política. Keinha alçou voo na política depois de soltar as marras corajosamente com o grupo político de convivência e arriscar um lugar no pódio da gestão pública. Primeiro saiu vice na chapa de vice-prefeita do candidato a prefeito “Silva Neto” do PDT. Ela do PSC, elegeu-se com Silva Neto nas eleições de 2012 e no final do mandato partiram para uma das façanhas nunca dantes conseguida há mais de meio século de política em Araci. A reeleição, primeira da história fora conseguida com ela, ao lado do prefeito. Nesta reeleição conseguida nas urnas do dia 15, Keinha consolida seu lugar no pódio, mas desta vez, figurando como ‘ATRIZ PRINCIPAL”, conquistando essa façanha pela força de 16.032 votos nas urnas significando um percentual de 55,33% dos votos direcionados aos outros dois concorrentes.

Keinha e casada, possui curso superior completo, é natural de Araci e tem como principal atividade de vida a coisa pública, além de outras como declarou em sua ficha eleitoral.

 

Vereadores Eleitos:

 

Jamile Magalhães da Costa – Escolaridade de Ensino Médio Completo, é solteira, natural de Araci, está no exercício de seu primeiro mandato de vereadora, eleita pelo partido PSDB, encarou a reeleição dessa vez pelo PSD – 55 – Partido Social Democrático, elegendo-se como a maior soma de votos entre os candidatos eleitos com 1.218 votos. Jamile é irmã da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, hoje eleita vice-prefeita pelo PSD junto com a prefeita eleita Keinha do PDT.

 

 

Jose Mario da Conceição Junior é engenheiro e filho do empresário Mazinho das Pedras e com nome de urna “Marinho de Mazinho das Pedras” sai pela primeira vez candidato sendo o segundo mais votado entre os 15 eleitos com 1.186 votos. Marinho é solteiro, natural de Araci e filiado ao PDT.

 

 

 

Joselito Jose de Sousa possui o ensino fundamental completo, é trabalhador rural e natural de Araci. Candidato pelo PDT, conquistou o terceiro lugar em número de votos, elegendo-se com 1.178 votos. Zelito da Ribeira, nome de urna, entra como calouro na câmara, apresenta-se como solteiro em sua ficha no TSE.

 

 

 

Francisco Lima de Oliveira é trabalhador rural, natural do município de Conceição do Coité, possui o ensino fundamental completo, e surpreendeu com seu resultado nas urnas ao conquistar o quarto lugar com seus 1.125, deixando para trás, nove vereadores veteranos, com até quatro mandatos. Francisquinho que é seu nome de urna entra como calouro na Câmara, é casado elegeu-se pelo partido PSD – 55 – Partido Social Democrático.

 

 

Manuel Matos dos Santos é natural de Araci, com escolaridade de Ensino Médio completo, conquistou nessas eleições o seu quarto mandato desde que fora eleito em 2009. Manoel de Bernardino, como é conhecido nas urnas, é casado e disputou desta vez como candidato pelo PDT, classificado como o quinto entre os leitos com seus 1.101 votos.

 


 

Laerto Januir Barreto Pinho é o parlamentar de maior trajetória no exercício de mandato. Veterano, eleito pela primeira vez nas eleições de 2004, pelo PPS com 1.074 votos, nesta eleição conquista seu quinto mandato pelo PROS sendo o sexto mais votado com 1.092 votos. Laerto é casado, de escolaridade ensino fundamental completo e tem o comércio como principal ocupação.

 

 

Leandro Andrade Macedo é conhecido nas urnas e popularmente como “Léo de Eridan”. Apresenta-se como solteiro em seu fichário eleitoral, servidor público municipal é a principal referência de ocupação e está no desempenho de seu terceiro mandato. Léo foi eleito a primeira vez pelo PTB nas eleições de 2008 e atuou como primeiro secretário da mesa diretiva na XIII Legislatura. Léo é natural do município de Serrinha, possui o ensino médio completo e nesta eleição conquistou seu quarto mandato pelo partido PODEMOS obtendo nas urnas 1.063 votos.

 

 

Jefson Miranda Cardoso Carneiro está no exercício de seu segundo mandato depois de eleito pelo PSC nas eleições de 2012. No primeiro mandato fez-se membro da mesa diretiva da Câmara como primeiro secretário e foi escolhido presidente no início do segundo mandato tirando os dois períodos da legislatura. Jefinho como é chamado e registrado na urna, dessa vez disputou reeleição pelo PSD 55 – Partido Social Democrático, elegendo-se em oitavo lugar com 912 votos. É possui o ensino médio completo, é casado, natural do município de Santa Luz, empresário mas tem como ocupação principal vereador.

 

 

Jose Augusto Moura de Andrade é veterano de três mandatos sempre pelo PDT. Eleito pela primeira vez nas eleições de 2008, foi presidente por um período na XIV Legislatura. Está no exercício de seu terceiro mandato e encarou mais uma reeleição como sempre pelo PDT, conseguindo dessa vez  o nono lugar entre os eleitos com seus 905 votos. Zé Augusto, nome de urna, tem o ensino médio completo, é casado e tem a vereança como sua principal atividade de vida.

 

 

Leonardo Carvalho dos Reis. Léo de Marlúcia como é conhecido, elegeu-se na ultima eleição de 2016 estando no exercício de seu primeiro mandato. Léo é solteiro, natural de Feira de Santana, tem escolaridade de ensino fundamental completo, e nesta eleição conquistou seu segundo mandato ao alcançar nas urnas 839 votos, dessa vez pelo partido PDT – 12 – Partido Democrático Trabalhista.

 

 

Anastácio Carvalho Oliveira em sua trajetória legislativa iniciada nas eleições de 212, quando se elegeu pela primeira vez. Retornou ao legislativo nesta última legislatura estando vereador por um período de vacância do vereador Marquinhos, durante o primeiro período legislativo de 2020. Deixou uma secretaria municipal para candidatar-se mais uma vez, sendo vitorioso nesta eleição com 829 votos pelo partido PDT – 12 – Partido Democrático Trabalhista. Anastácio apresenta-se como divorciado, é professor de Ensino Médio, bacharel em direito e militar (PM) e natural de Araci.

 

 

Valter Andrade de Oliveira é outro veterano no legislativo no desempenho de seu terceiro mandato. Conhecido nas urnas e popularmente como “Guinha de Pascoal”, é casado, natural de Araci, é empresário mas tem a atividade parlamentar como principal ocupação. Guinha foi eleito a primeira vez pelo PTB nas eleições de 2008 e atuou como segundo secretário da mesa diretiva na XIII Legislatura. Possui o ensino médio completo e nesta eleição conquistou seu quarto mandato pelo PDT – 12 – Partido Democrático Trabalhista, obtendo 800 nas urnas ficando em 12º lugar.

 

 

Luizmar Matos de Sousa é um dos calouros iniciando seu primeiro mandato na Câmara. Conhecido como “Luizinho do Luiz do Boa” nome de urna usado pelo seu pai Luiz do Boa que está em exercício de mandato, é possuidor de ensino superior completo, é casado e empresário. Disputou a eleição pelo  partido PODEMOS – 19, sendo eleito com 798 votos.

 

  

Virgilio Carvalho Santos, está no exercício de seu segundo mandato depois de eleito nas eleições de 2012. Virgílio de Zé Bonfim como é chamado e registrado na urna, dessa vez disputou sua reeleição pelo PDT – 12 – Partido Democrático Trabalhista, elegendo-se em     14º lugar com 777 votos. É possui o ensino superior completo, é casado, natural do município de Serrinha e tem escritório de contabilidade onde desempenha sua principal ocupação como contador.

 

 

Edneide Santana Pereira. Simplesmente Edneide, como é conhecida, elegeu-se na última eleição de 2016 estando no exercício de seu primeiro mandato, fruto de uma produtiva militância com a classe produtiva rural.  Edneide é natural de Araci, possui o ensino superior completo e nesta eleição conquistou seu segundo mandato ao alcançar nas urnas 747 votos, mais uma vez pelo PT – 13 – Partido dos Trabalhadores.

Comentários