Bem-vindo | 26/09/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Nova UPA de Araci é preparada para atuar como hospital de campanha contra o Corona vírus

O prédio conserva fiel as áreas e espaços internos que foram totalmente pintados, recebeu revestimentos e pisos apropriados e dispõe de suportes essenciais como um gerador de alta capacidade, central de oxigênio e tratamento do lixo hospitalar e resíduos na parte traseira do prédio.

Por Gidalti Moura

seg, 22/06/2020 às 20:58

A história da UPA Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas remonta ao ano 209 quando a Portaria GM/MS nº 1.020, de 13 de maio determinou a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde no Orçamento de 2011 para sua construção.

O projeto orçado em 1.4 milhão pelo Ministério da Saúde aponta a data de 30 de junho de 2018 como concluída. De lá para cá, essa UPA tem só servido de combustível para incendiar o governo do prefeito Silva Neto que exatamente no período mais crítico de seu governo em termos de saúde, apresenta a UPA como uma saída das profundezas para as alturas.

Para quem chegou a ver as imagens desoladoras desta unidade de pronto atendimento publicada por quem interessado tenha sido, hoje são substituídas por retratos de uma estrutura de saúde comuns em países desenvolvidos, como disse o radialista José Socorro ao falar na coletiva de imprensa convidada para apresentar a nova UPA.

UPA recebe os últimos ajustes para ser equipada com os novos leitos. Fotos/Press-Portalfolha/gidalti

Como anunciou a secretária municipal de saúde Ana Ofélia Marques, a Unidade de Pronto Atendimento entrará em operação na próxima semana e funcionará de forma diferente de uma UPA convencional. A unidade foi recuperada, reestruturada e reformada com fino acabamento e irá funcionar enquanto durar o período da pandemia como hospital de campanha para atender pacientes com sintomas do novo Corona vírus (Covid-19).

Equipada com 20 leitos sendo que 18 deles serão clínicos os outros dois são leitos com respiradores, afirmou Ana Ofélia à coletiva de imprensa.

Perguntada sobre o que acontecerá com a UPA do bairro do São João que estava sendo o hospital de campanha, a secretária respondeu que lá seria transformado em central de testes para pessoas com suspeita de acometimento do vírus.

A UPA recebeu os últimos ajustes, já está equipada com os novos leitos. O prédio conserva fiel as áreas e espaços internos que foram totalmente pintados, recebeu revestimentos e pisos apropriados e dispõe de suportes essenciais como um gerador de alta capacidade, central de oxigênio e tratamento do lixo hospitalar e resíduos na parte traseira do prédio.

O prefeito Silva Neto falou à imprensa agradecendo aos veículos ali representados como Portalfolha, A Voz do Campo e a Rádio Comunitária aos quais desse serem colaboradores ao desempenhar seus papeis com responsabilidade, divulgando notícias boas em relação à luta do governo nesse enfrentamento da pandemia.

Silva Neto disse que tudo acontece a seu tempo e que finalmente estava podendo com alegria entregar aquela estrutura tão esperada à população, exatamente no tempo em que ela mais precisa. “Temos hoje no município,105 casos positivos, 33 pessoas curadas e 70 casos ativos e com essa nova estrutura, funcionando como um hospital de campanha, a população sentirá mais segurança e proteção, não só pelo novo hospital, mas pela equipe de saúde que temos comprometida com a municipalidade, – disse o prefeito.

Em suas palavras Silva Neto agradeceu ao governador Rui Costa de quem disse: “O governador Rui Costa se envolveu de forma pessoal nesse projeto. Sem o apoio do Estado, não teríamos condições de reestruturar essa unidade e apresenta-la com um sonhado presente a nossa população nesse momento angustiante”.

A vice-prefeita Keinha em sua fala com a imprensa, disse que essa luta dela e do prefeito vinha de muito longe. “Hoje minha alegria é muito grande, não só porque podemos ofertar mais tranquilidade a nossa população, e também por podermos com essa nova estrutura de saúde atender nossos irmãos da vizinha cidade de Teofilândia, que serão também atendidos por esse novo hospital”.

Railene Ribeiro que é a coordenadora da UPA, agora hospital de campanha, disse que a unidade está pronta para entrar em ação e conta com uma equipe completa de enfermeiros, médicos, pessoal da administração e da higienização e vigilância epidemiológica. O médico Thiago que estava na mesa de recepção da imprensa, falou como membro do Comitê Técnico de combate ao Corona vírus.

Clique Aqui para acessar o WhatsApp do  seu Portalfolha.com e receber conteúdos e matérias!

Siga-nos em nossas redes sociais –Página no Facebook – Perfil no Instagram

 

 

Comentários