Bem-vindo | 05/06/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Noite de Abertura do Simpósio de Educação Municipal de Araci

Começou por volta das 19:30h. o Simpósio de Educação Municipal de Araci que abre o ano letivo de 2018 no Centro Paroquial Padre Oswaldo com o tema central “A Escola que Encanta e Transforma Vidas” apresentado pelo professor Max G. Haetinger

Por Gidalti Moura

ter, 06/02/2018 às 23:59

Simposio-tab-2 Simposio-tab 1

O ambiente preparado envolveu a nave do auditório e o segmento da Rua Padre Julio Fiorentini formando áreas de recepção aconchegante e de um coquetel delicioso. A decoração do palco onde se localizou a mesa oficial dos trabalhos de abertura apresentava detalhes e requintes que lembravam cenas do império e nele subiram para formação da mesa a secretaria Manuela, o prefeito Silva Neto, a vereadora Edneide e o secretário Anastácio.

As primeira palavras de acolhimento na abertura foram feitas pela secretária Manuela de Educação e Cultura. Deu boas vindas ao palestrante e a todos e falou de sua emoção por estar pela sexta vez preparando mais um ano letivo.

Simposio-post-1

Desejou a todos os professores que 2018 fosse um ano de muitos sonhos e muitos desafios com muitas realizações.

Falou da educação como uma ponte entre sonhos, desafios e realizações e tomou tempo para fazer agradecimentos a todos. Ao prefeito, à equipe da secretaria e à parceria da APLB.

Prestou homenagens a alguns professores e a cada um entregou uma Placa de comemoração daquele momento especial.

Homenageou alguns professores por áreas de atuação com o desejo de estar homenageando a todos na pessoa de cada um deles como a Professora Ione Mascarenhas da educação infantil;

Lucineide Maria Pereira representando os professores da educação infantil da zona rural;

Marcia da Silva Carmo representando os professores do ciclo alfabetizador da sede;

Ana Célia Pinho dos Santos uma homenagen aos professores ciclo alfabetizador da zona rural;

Nelci Santos Oliveira do Ciclo complementar da sede; Velúzia Maria Andrade do Ciclo complementar da zona rural.

Também foram homenageados professores das Turmas de multi-seriado na pessoa do prof. Pedro Santos de Sena; Professores dos anos finais da sede na pessoa de Mario Bitencourt Matos e os professores dos anos finais da Zona Rural através de Tiago Santiago.

As professoras Adilene Carvalho e Lindiclara Costa foram também homenageadas pela execução do Projeto Sócio Ambiental do Programa Despertar.

Simposio-tab-8 Simposio-tab-7

Depois das homenagens falou o professor Elmer Carvalho de Oliveira como diretor da APLB-Delegacia do Sisal. “Cumprir a missão de educar e formar novas gerações de cidadãos para viver em sociedade é a tarefa de cada professor” – disse Elmer. Desejou uma boa gestão em 2018 e que  juntos buscassem um futuro melhor para os alunos.

O prefeito Silva Neto se pronunciou antes do palestrante e falou de sua alegria de realizar o 6º Simpósio de Educação do Município. “Foram seis anos de muito trabalho cujos resultados já podem ser vistos e isso confirma a tese de que todos estavam unidos num ideal comum” – disse o prefeito.

Parabenizou a organização do evento e elogiou a secretária Manuela pelo momento das homenagens aos professores como um bom estímulo para todos os outros. A cada dia a educação por meio de seus agentes, mudam vidas e promovem esperança a quem já chegou a cansar  de ter esperança. – Disse e depois desejou a todos um ano letivo de 2018 maravilhoso e com Manuela na secretaria, finalizou.

Simposio-tab-5 Simposio-tab-6

O momento esperado foi o da palestra do professorconvidado pela secretaria de educação.”O Momento mais importante para minha carreira é o inicio de cada ano letivo” – disse o palestrante ao iniciar sua palestra para um auditório que reuniu mais de 400 professores. A essência do ato educativo não começa nos livros e na internet, ela começa de forma mágica quando recebemos os alunos na porta da escola no primeiro dia de aula, enfatizou o professor Max.

Simposio-post-2

O tema “A Escola que Encanta e Transforma Vidas” foi discorrido por ele, caminhando, saltando e correndo pelo auditório comunicando sua mensagem a todos os professores na frente, no meio e no final da plateia.

Amanhã a programação continua às 08h00minh. com Estudos e Oficinas de Práticas Pedagógicas e à tarde Plano de Trabalho Escolar para o ano 2018. As Oficinas serão realizadas no CEMOB.

 

 

 

 

Comentários