Bem-vindo | 22/05/2018

Portal Folha - O seu Jornal Online

INAUGURADA NOVA SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Depois da Secretaria de Administração que sempre funcionou na prefeitura e a de Educação que funciona em prédio próprio, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos é a terceira a conquistar seu espaço próprio. Essa realidade levou agricultores a parafrasear: “Nossa casa, nosso projeto de vida” durante os discursos de inauguração.

Por Gidalti Moura

seg, 30/04/2018 às 17:44

O prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto, inaugurou e entregou a nova sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente nesta segunda feira (30.04). A nova casa dos agricultores familiares como foi designada pelo secretário de agricultura Anastácio Carvalho, está localizada à margem esquerda da rua que dá saída para Poço Grande início do bairro das Casinhas.

A nova sede ocupou o espaço do antigo frigorífico ou desnatadeira que depois de instalados naquela área nada produziu em derivados de leite sendo, portanto reutilizada para receber a nova sede da secretaria.

O espaço foi totalmente limpo, reformado, adaptado com estruturas apropriadas às necessidades da secretaria, além de receber novo mobiliário compondo o gabinete do secretário e as salas onde funcionarão outros departamentos da secretaria que hoje conta com um time de profissionais como disse o secretário Anastácio. “Nossa secretaria hoje conta com engenheiro agrônimo, engenheiro ambiental, veterinário, técnicos agrícolas, técnico em poços artesianos, eletricistas, motoristas, todos comigo fazendo agricultura familiar”.

Anastácio agradeceu ao prefeito e à vice-prefeita a confiança dada a ele e toda sua equipe e pelo apoio no projeto de transformar aquela área em um espaço capaz de absorver projetos de crescimento da secretaria como viveiros de mudas, área de estocagem, estacionamento de carros, máquinas e implantação de um auditório voltado para receber os agricultores e associações para assembleias e encontros diversos.

O momento de inauguração e entrega foi brindada com a preesença do reputado Zé Pedreira e seu parceiro de repentes e contou com a presença do presidente da Câmara vereador Jefson e os vereadores José Augusto, Jamile, Edneide, Jera e Guinha de Pascoal.

Vereadores e presidentes de associações tiveram a oportunidade de se pronunciar sobre a nova casa que segundo eles, representa uma grande conquista, – a realização de um desejo de todos. “Contar com um espaço onde eles pudessem se sentir como em sua própria casa” – Disse assim o presidente da Associação da Resina Arôvel Lima.

A vice Keinha falou a todos os agricultores dizendo que o presente dado aos agricultores e à população daquela nova casa, estava coroando as comemorações do 59º aniversário de emancipação de Araci. Keinha falou de entrega de corpo e alma primeiro e depois falou de muitas entregas de benefícios sem conta para a população, citando a pavimentação do bairro do Riacho e anunciou para 04 de maio o lançamento da pedra fundamental da pavimentação do bairro do Guarani. Keinha fez questão de agradecer aos três deputados que sempre estão carreando emendas para realização de obras como o deputado Félix Mendonça Jr. Roberto Brito e Alex da Piatã.

A programação inaugural previa em seu roteiro a entrega de mudas de árvores e raquetes de palma doce aos agricultores o que foi feito logo após o pronunciamento do prefeito Silva Neto.

O prefeito Silva Neto em sua fala revelou que o município de Araci pode se orgulhar por ser o município da região Sisaleira com o maior número de associações devidamente organizadas e, portanto capacitadas a receber  recursos, benefícios e capacitação para seus agricultores.

Hoje temos a alegria de dizer que somos recordistas em realização de obras no município. Digo isso com muita humildade porque nada do que fizemos, fizemos sozinhos. – Falou Silva Neto. Falou mais ainda o prefeito: “Esta secretaria que estamos entregando hoje será um lugar especial para receber a cada agricultor como se estivesse entrando em sua própria casa. Um lugar para que cada agricultor que aqui chegar, tenha a certeza que estará sendo recebido como merece pelo que ele representa como produtor de tudo que chega à mesa das famílias”.

Silva Neto em seu discurso disse que na história de Araci nenhum outro governo investiu na agricultura familiar como esse que se instalou em 2013. Um governo que manteve parceria com associações, que sempre respeitou a agricultura e os agricultores. Um governo que distribuiu maior quantidade de sementes, de raquetes de palmas, que mais investiu em recursos hídricos, entregou cisternas, fez limpezas de aguadas, construção de barragens, que fez mais aração de terra e hoje estamos iniciando a operação “Terra Pronta” de 2018.

E o prefeito encerrou com sua fala e o momento inaugural dizendo: “Se estamos hoje realizando sonhos em Araci, foi porque a cada dia aprendemos a fazer politica. Se conseguimos uma reeleição histórica, foi porque aprendemos a ouvir o povo. Se conseguimos tanto avanço, foi porque soubemos ouvir antes o nosso povo. E se chegarmos em 2020 e tivermos você Keinha como prefeita de Araci é porque soubemos ouvir o povo sobre o que ele quer para seu futuro!” – Finalizou Silva Neto.

(Edição revisada e atualizada)

Comentários