Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO

Para o psicólogo Joaquim Borges de Almeida Filho, idealizador do encontro regional, eles irão se consolidando  daqui pra frente, reunindo além de profissionais de saúde e educadores, pessoas autistas com o objetivo expor e debater questões importantes que afetam suas próprias vidas, promover seus direitos e reconhecer seus talentos, suas vozes e suas capacidades.
 

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO

O primeiro Encontro Regional de Autismo foi uma ação corajosa, pioneira do psicólogo Joaquim Borges de Almeida Filho e entendo que deveria receber a sigla de “1º ERA” por analogia ao que aconteceu em setembro de 2016, com a realização do 1º EBA-Encontro Brasileiro de Pessoas Autistas em Fortaleza.

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMOÉ para ser comemorada, portanto essa iniciativa do Dr. Joaquim e essa realização do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tem como diretor do Núcleo o professor Roque Júnior que abriu o evento e procedeu a formação da mesa dos trabalhos do encontro. O evento teve o apoio da Câmara de Vereadores e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer.

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMOPara o psicólogo Joaquim, idealizador destes encontros regionais que se consolidarão daqui pra frente, eles reunirão além de profissionais de saúde e educadores, pessoas autistas com o objetivo expor e debater questões importantes que afetam suas próprias vidas, promover seus direitos e reconhecer seus talentos, suas vozes e suas capacidades.

O I Encontro Regional ocorrido hoje em Araci, não tratou especificamente das características, transtornos e linhas de tratamentos, nem tampouco, um foi um encontro de familiares para falar das dificuldades de se criar filhos autistas; “foi um fórum assaz emocionante, com temas protagonizados por pessoas com profundo conhecimento experimental.” –  Educadoras que são mães, falando do autismo como uma questão de gênero, uma questão de direito, uma questão de ser.  - Um encontro de famílias trocando experiências de vida ao lidar com filhos autistas como a mãe do pequeno “Dune” Pachiele Cabral que deu um testemunho de sua vivencia com o Dune que é autista.

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMODepois de mostrar para as mães e professoras do encontro, tudo o que aprendeu e do conteúdo que produziu para ajudar seu filho ela disse: “Ser mãe de um autista e assisti-lo é muito diferente de um profissional que recebe seu filho e trata dele por algumas horas. Hoje me sinto professora, psicóloga, psicoterapeuta e até psicanalista. Essa formação me é certificada pela universidade do amor e da vida”. – disse Pachiele.

Antes de Pachiele, falou seu esposo Guilherme Dantas Bastos Neves. Guilherme apresentou de um aplicativo para um mini game que ele criou para ajudar seu filho Dune e tem ajudado milhares de crianças em todo mundo. O joguinho se chama “Autástico”, um software, desenvolvido por ele e outros colaboradores de modo que a criança no ato de brincar acaba promovendo seu desenvolvimento cognitivo e estimula sua autonomia social.

O idealizador do I ENCONTRO conseguiu reunir diretores e coordenadores de outros núcleos especiais de municípios vizinhos como Tucano, Serrinha, Conceição do Coité, Inhambupe, Teofilândia e outros.

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMOA programação se completou com a participação de todos os convidados. Ao final dos quatro que incluiu apresentações de crianças autistas, agradecimentos e louvores, se ouviu as mensagens do prefeito Silva Neto e da secretária de desenvolvimento social Rita Adriana que emocionados elogiaram o encontro e disseram que o governo Cidade Mãe do Dia está sempre disposto a apoiar com interesse, trabalhos inovadores desta natureza.

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO
I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO

I ENCONTRO REGIONAL DE AUTISMO

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!