Bem-vindo | 17/04/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Governador Wagner visita Araci e inaugura segunda etapa do Projeto Araci Norte

O Governo do Estado vem transformando a vida de mais de vinte […]

Por Luis Gustavo

sáb, 21/02/2009 às 12:32

O Governo do Estado vem transformando a vida de mais de vinte mil pessoas que habitam 17 comunidades da Zona Rural no Municípipio de Araci. Através da CERB foi implantado em 2002 um Sistema Integrado de Abastecimento que está resolvendo de forma definitiva a falta de água em localidades marcadas pela escassez de chuvas e sem nenhuma condições de obterem agua tratada de qualidade para o consumo doméstico.

Conseguido e iniciado na primeira gestão da prefeita Maria Edneide em abril de 2002 o projeto Araci Norte autorizado pelo governador Cesar Borges se constitui em um dos maiores projetos hídricos envolvendo Sistema Integrado de abastecimento de água em regiões rurais do Estado da Bahia. Projetado para se completar após terminação de três etapas, ele iniciou a primeira etapa em abril de 2002 beneficiando 17 comunidades e uma população rural de mais de 20 mil pessoas.

A CERB se instalou em acampamento na região do Tracupá onde se localiza a Bacia Sedimentar de Tucano e lá na serra denominada de Pai Migué, perfurou dois profundos poços tubulares a uma profundidade de 400 m conseguindo uma água de boa qualidade que deles saia numa vazão de 250 mil litros/hora. A água percorreria uma trajetória de 115 quilômetros de adutora e chegaria na primeira etapa 32 quilômetros até a comunidade de João Vieira.

O mapa do Projeto Araci Norte.
A Segunda etapa do Sistema Integrado de Abastecimento será através de uma
ADUTORA de 56 km de extensão e engloba 1.250 ligações em uma rede de distribuição de 18,5 km. 14 localidades serão beneficiadas nesta Segunda ETAPA: (em azul no mapa).

Comentários