Bem-vindo | 21/10/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

FEIRA-Direc investe em um novo perfil do gestor escolar

A DIREC-2 da Secretaria Estadual de Educação está sediada na cidade de […]

Por Luis Gustavo

qui, 05/02/2009 às 13:21

A DIREC-2 da Secretaria Estadual de Educação está sediada na cidade de Feira de Santana e sua jurisdição engloba os municípios de Amélia Rodrigues, Anguera Antônio Cardoso, Cambial, Capela do Alto Alegre, Conceição da Feira, Conceição do Jacuipe, Coração de Maria, Feira de Santana, Gavião, Ichu, Ipecaeta, Ipira, Irara, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuipe, Santa Barbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Tanquinho.
Sob a responsabilidade do professor e advogado Carlos Alberto Moura Pinho, a DIREC 2 é uma das 33 sedes regionais do Estado que se preocupa com a excelência na gestão de suas unidades de ensino espalhadas nos vinte e cinco municípios que a compõe.

O palestrante convidado foi o professor o Diretor de escola Jabes Oliveira Moura-PhD tomando como foco principal e assumiu a missão de transformá-lo em Gestor e Líder. Para o professor Jabes Moura, o perfil dos novos diretores de unidades de ensino, sejam elas de nível estadual, municipal e não se excluem as escolas privadas, exige capacidade de administrar pessoas e conflitos de interesses. Exige a administração do Pedagógico o que se constitui um atual desafio da universidade tradicional: o processo de formação continuada dos profissionais da educação.

Outros temas se seguiram no seminário como: A Necessidade de se reciclar continuadamente. Ações das Escolas onde ela esta. O que a escola está fazendo em sua volta? Quem é a escola? Quem esta perto da escola e a Responsabilidade social de uma escola?
Na avaliação do professor Moura Pinho, o seminário coordenado pelo Dr. Jabes, levou a todo o corpo da Direc que a Escola vai ter de mudar e entender que ela uma instituição nova e que trabalha em um novo século. Para o Dr. Jabes, o novo século coloca a todos os que se envolvem com gestão escolar em uma odisséia entre o aprender misturado com uma escola projetada para um mundo tecnológico. 38 anos de revolução e desenvolvimento, abalando a vida de professores e diretores de escolas. A escola vai ter que mudar. A Lei de diretrizes e bases da educação esta ai para ser praticada. O Estado está querendo essa mudança e o seminário do Dr. Jabes serviu como instrumento dessa nova realidade, comentou o Dr. Moura Pinho.

Comentários