Bem-vindo | 17/06/2018

Portal Folha - O seu Jornal Online

Estão suspensas as cirurgias eletivas no Hospital Municipal de Araci

A decisão partiu da administração pública, tendo em vista que a prioridade, como divulga o comunicado do prefeito Silva Neto são os casos de emergência e urgência nesse momento de desabastecimento geral.

Por Gidalti Moura

seg, 28/05/2018 às 16:02

Os impactos gerados pela greve dos caminhoneiros chegaram aos hospitais públicos em todo país. De São Paulo a Bahia e dela ao extremo norte em Manaus, a decisão está sendo tomada como “igual para todos”, independente do porte de cada município.

A secretaria de saúde mantem seus veículos circulando com restrição, em virtude da crise no abastecimento, mas observa-se que o quadro se complica a cada momento e essa incerteza levou o prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto a fazer o que quase todos os gestores estão fazendo: “Suspender as cirurgias eletivas e priorizar as emergências e as urgências”.

Para que o munícipe entenda a atitude do prefeito, é bom que se ajude entender que a Cirurgia Eletiva é aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente. E as considerada de emergência são aquelas quando o paciente corre risco de vida. Para entender melhor, numa ambulância que leva um paciente para um atendimento de risco, está escrito: “EMERGENCIA” e não “urgência”.

Fique conhecedor do comunicado do prefeito Silva Neto

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI faz saber a todos que, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, não está sendo possível repor o estoque de soro e medicamentos do Hospital Municipal. Por essa razão, decidiu-se SUSPENDER as cirurgias eletivas para ASSEGURAR os atendimentos de urgência e emergência da unidade.

O Governo Municipal espera que o impasse seja desfeito o quanto antes para que a situação possa se normalizar. Em tempo, reafirma que irá manter a população informada sobre qualquer eventual mudança que possa ocorrer.

 

Araci, 27 de Maio de 2018.

 

ANTÔNIO CARVALHO DA SILVA NETO

Prefeito

Comentários