Bem-vindo | 31/10/2014

Portal Folha - O seu Jornal Online

Criação de quatro Distritos. Projetos do vereador José Augusto em apreciação

Em fim, Araci poderá ter oficialmente seus primeiros Distritos.Na Sessão de hoje, terça-feira 29, os quatro projetos propondo a elevação dos povoados de João Vieira, Pedra Alta, Barreira e Tapuio, todos de autoria do vereador presidente da Câmara, José Augusto Moura de Andrade, serão alíneas na pauta de votação da ordem do dia.

Quatro projetos de criação de Distritos, todos de autoria do vereador presidente da Câmara, José Augusto Moura de Andrade, foram protocolados no dia 04 de outubro na secretaria da Câmara Municipal de Araci os quais serão alíneas na pauta de votação da ordem do dia para a Sessão desta terça-feira 29.

O autor das quatro proposituras entende que já era tempo de devolver aos quatro povoados indicados para essa elevação de categoria suburbana o devido respeito às respectivas populações que durante muitos anos são tratados como simples povoado mesmo apresentando as qualificações que como exige a legislação pertinente.

O vereador José Augusto propõe a elevação dos povoados de Pedra Alta, João Vieira, Barreira e Tapuio e justifica que todos eles reúnem qualificações no que tange a existência de itens indispensáveis para a elevação de povoado a distrito:

“Posto de saúde, Posto Policial, Posto dos Correios, Banco ou Posto Bancário, Centro de Abastecimento, Escola de nível fundamental e médio, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Mercado Municipal, Telefonia Fixa, Internet, Infocentros, Laboratório de Análises Clínica, Escola de Informática, Lan House, etc”.

De acordo com conteúdo de cada projeto, pesa ainda a justificativa apresentada pelo vereador autor, a população geral e eleitoral de cada povoado em questão. O autor apresentou dados de Pedra Alta como sendo o de maior porte com uma população de mais de 2.500 habitantes e mais de 1.800 eleitores e que se destaca dos outros nos itens exigidos por apresentar em seu território um Posto de Combustível.

O povoado de João Vieira apresenta uma população em torno de 1.600 habitantes e um eleitorado em torno de 1.050 eleitores. Tapuio apresenta as mesmas condições dos três, mas ocupa a segunda posição depois de Pedra Alta com sua população de mais de 2.150 habitantes e 1.600 eleitores. O povoado de Barreira é o menor em capacidade de povoamento, mas seus 1.400 habitantes e seus 985 eleitores o habilitam para ser elevada a categoria de Distrito, justifica o vereador autor José Augusto.

Criação de quatro Distritos. Projetos do vereador José Augusto em apreciação.Como em todos os quatro povoados apresentados, José Augusto enfoca o João Vieira, que com a elevação a distrito, será beneficiado pela a aceleração do crescimento, atraído por pequenos investimentos locais e externos, como bancos, correios, comércio e lazer. O vereador justifica que vai melhorar o turismo cultural e religioso através do fortalecimento de festas tradicionais como a do padroeiro São Sebastião, realizada a mais de meio século atraindo mais de cinco mil pessoas a cada ano de celebração.

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!