Bem-vindo | 17/04/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

COVID-19: O que já li de melhor sobre corona vírus

Finalmente, a Chefe da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland nos Estados Unidos apresenta algo prático e honesto. – “Como encarar a doença sem pânico e sem inutilizar a vida”. (texto publicado por www.impala.pt/noticias, reprisado aos leitores preferenciais do Portalfolha.com.

Por Gidalti Moura

dom, 14/03/2021 às 19:19

(Imagem do Correio Brasiliense)

O artigo, segundo a Dra. Hermelinda Pedrosa é muito prático, foi produzido pela Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland (EUA), onde atua como chefe da Clínica de Doenças Infecciosas.

  1. Talvez tenhamos que morar com o COVID 19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato.
  2. Você não pode destruir os vírus COVID19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente – você só irá ao banheiro com mais frequência.
  3. Lavar as mãos é o melhor método para sua proteção.
  4. Se você não tem um paciente COVID19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.
  5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.
  6. COVID19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o COVID19 seja transmitido pelos alimentos. Ok e a embalagem? Se comprar alguma embalagem supostamente contaminada pelo espirro de alguém no mercado, o vírus não durará dias, nem meses na superfície da embalagem. Assim ao invés de lavar toda a compra pode ser mais inteligente só lavar as suas mãos ao pegar neles e guardar as compras normalmente.
  7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico de COVID19.
  8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranoia não é! Se estiver já doente proteja os demais mantendo isolamento total, por 14 dias.
  9. O vírus COVID19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato e proximidade. Por isso manter distância mínima de 1,5m a 2m é uma atitude sábia.
  10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins, pelos parques, apenas e principalmente evite aglomerações.
  11. É suficiente usar sabão normal contra COVID19, não sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.
  12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no micro-ondas, se desejar, sem problemas.
  13. As chances de levar o COVID19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio. Trabalho contra vírus há 20 anos – as infecções por gotas gripais não se espalham assim!
  14. Você não pode ser curado do vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura.
  15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-a apenas na multidão ou quando estiver na rua ou em lugares públicos perto de mais pessoas.
  16. Usar luvas também é uma má ideia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido para você se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente ou usar álcool gel.
  17. A imunidade é muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de sua casa para qualquer parque / praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas, e não praticar atividades físicas.

Fonte: https://www.impala.pt/noticias/atualidade/covid-19

Comentários