Bem-vindo | 12/12/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

CONSISAL quer implantar a Universidade do Semiárido.

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal é formado pelos municípios Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Queimadas e Serrinha, Araci, Barrocas, Candela Ichu, Lamarão, Nordestina e Teofilândia.

Prefeitos filiados ao CONSISAL-Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território, além de vice-prefeitos,  secretários e assessores, estiveram reunidos na cidade de Cruz das Almas na tarde de segunda feira dia 02 de agosto com o reitor Dr. Paulo Gabriel da URFB-Universidade Federal do Recôncavo Baiano e lá fizeram a entrega de um documento pleiteando a implantação de um Núcleo da URFB no Semiárido, especificamente em sua Região.

Antes da entrega do documento, o reitor ouviu explanações da prefeita Cecília do município de Itiúba que é a presidente do Consórcio, ouviu atentamente justificativas de outros prefeitos como a prefeita Nenca de Araci, Osni Cardoso de Serrinha e depois se pronunciou falando do momento impar do encontro e foi animoso em dizer que o pleito dos prefeitos era de uma importância considerável e estava chegando também em um momento certo quando a UFRB estava programando seu plano de expansão e crescimento para o próximo quadriênio. Disse mais ainda o reitor Paulo Gabriel que a UFRB  já estava comprometida com a mobilização do CONSISAL e no mesmo momento colocou técnicos à disposição do consórcio para orientar na formatação do Projeto que deve começar com aspecto de quem tem pressa.

O vice reitor, Dr. Silvio Solla, que é oriundo da região sisaleira, manifestou-s também entusiasmado com a idéia, parabenizando a iniciativa dos prefeitos e falou que a luta deveria começar já. Com isso, um novo encontro já ficou ali agendado para continuação dos trabalhos no município de Queimadas no próximo dia 19.

O CONSISAL é Autarquia Interfederativa criada em Agosto do ano  passado e tem como o objetivo promover o desenvolvimento sustentável no território  e promoção do bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada. “Dentre suas finalidades, cuidar da elaboração de propostas para o desenvolvimento regional, inclusive realizando debates e executando estudos entre eles a implantação de uma universidade à exemplo dos outros territórios, como o próprio Recôncavo.

Gidalti Moura
Fonte: www.araci.ba.gov.br

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!