Bem-vindo | 28/09/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Conferência Territorial indica Jorge de Biritinga como Delegado junto a Conferência Nacional de Cultura

Reunidos na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, nos dias […]

Por Luis Gustavo

sex, 23/10/2009 às 11:23 - atualizado em 08/02/2013 16:59

Reunidos na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, nos dias 09 e 10 de outubro, os diversos municípios da Região Sisaleira participaram da Conferência Territorial de Cultura como um pré-requisito para a participação da II Conferência Nacional.

Todos os municípios ali presentes já haviam instituído suas Conferências Municipais, e estavam nesse encontro regional com seus delegados para deliberarem sobre a Conferência Estadual a se realizar na cidade de Ilhéus entre os dias 26 a 29 do mesmo mês.

A programação teve inicio na tarde do dia 09 quando às 15h00minh, foi aberto um Diálogo com a SECULT – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que estava naquele evento representada pelo coordenador Cleber Menezes e Tayná que também trabalha na Coordenação da SECULT.

Ao tempo em que os conferêncistas chegavam para o Diálogo aberto,  na recepção  montada  no hall de entrada do salão de atos da AABB se faziam as inscrições e entrega de pastas aos participantes. A abertura foi marcada por uma celebração cultural, onde grupos de música e arte se apresentaram abrilhantando a programação. Destacou nessas apresentações  um projeto musical denominado de Santo Antônio da cidade de Conceição do Coité  que apresentou um verdadeiro concerto musical encantando a todos os conferêncistas.

O dia 10 foi tomado por uma programação mais acelerada e ativa e durante toda a manha Grupos de Trabalho foram formados para discutirem EIXOS Temáticos da II Conferência Nacional. Esses painéis de discussão se encerraram próximo ao horário do almoço e após o intervalo houve o Compartilhamento das Oficinas Temáticas. Todos os resumos dos eixos foram apresentados às plenárias e fizeram parte do conteúdo que será levado para a Conferência nacional em Ilhéus.

A parte mais esperada dos trabalhos foi a escolha dos 20 delegados dos quais 14 representariam a Sociedade Civil e 6 o Poder Público na Estadual. Reunidos em dois blocos, um bloco que escolheria os 14 nomes da sociedade civil e outro indicariam os 6 nomes do Poder Público. Os municípios de Araci, Barrocas, Cansanção, Conceição do  Coité, Queimadas e  São Domingos, foram os municípios que indicaram os  6 nomes dos delegados pelo Poder Público.

Os delegados da Sociedade Civil foram: Luciano de Tucano, Lucineide de São Domingos,  Rubenildo de Barrocas,  Jeferson de Itiuba,  Otávio de Itiuba,  Margarida de Cansanção,  Diego de Serrinha,  Michele de Queimadas,  Madalena de Teofilândia,  Ademilson de Nordestina,  Edmundo de Coité,   Jorge de Biritinga,  Josevaldo de Araci e   Maria Vitória de Quingingue.

Estes 14 delegados escolhidos para a Estadual definiram um único nome entre eles  para delegado da Regional junto à Conferência Nacional a realizar-se na capital federal. Entre seis municípios foi  escolhido o Delegado Jorge de Biritinga indicado com 10 crachás. O suplente dele foi Lucineide de São Domingos.

Palavra de Jorge:

Minha indicação se consolidou com o apoio dos votos de Araci, Serrinha e de seu município Biritinga. Lá em Brasília estarei defendendo os interesses de todos, mas não me esquecerei desse apoio de Araci e Serrinha, disse o delegado eleito para a nacional.

Comentários