Bem-vindo | 23/10/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Comissão da Agricultura vai discutir a revitalização da produção do sisal em Coité

O deputado Tom Araújo deu entrevista por telefone ao Programa Patrulha da […]

Por Do Karmo Carvalho

qua, 11/05/2011 às 18:03

O deputado Tom Araújo deu entrevista por telefone ao Programa Patrulha da Cidade na Cultura FM de Araci na manhã da quarta-feira, 11/5 Na entrevista, o deputado falou da articulação que vem desenvolvendo para o encontro da Comissão da Agricultura, que será realizada  quinta-feira (12) no Centro Cultural Ana Rios, na cidade de Conceição do Coité com início para ás 09hs, entre os vintes municípios localizado na região do sisal, além dos integrantes da região de Jacobina e Campo Formoso. Araújo afirmou que a comissão está esperançosa com os resultados e esperam que sejam positivos depois das reuniões.

O encontro vai estudar os critérios para alavancar a produção da fibra do sisal que vem decaindo rapidamente nos últimos anos. Segundo o parlamentar a falta de investimentos em novas tecnologias para a extração da fibra é o principal fator que derruba a linha de produção. “A falta de modernização e renovação da mão-de-obra reduz drasticamente as exportações num setor em que a Bahia detém nada mais nada menos do que 92% do mercado nacional”. O deputado falou ainda que se nada for feito em benefício à revitalização da produção do sisal, a crise vai prejudicar cerca de 600 mil pessoas que ainda sobrevivem do sisal no entorno de toda área plantada no estado.

Tom relatou ainda, que os jovens da zona rural que envolve as regiões que sustentam a produção do sisal não estão querendo ficar no campo, o êxodo rural é uma preocupação para o futuro do sisal baiano. Nessa linha, o encontro vai amadurecer as idéias para a revitalização da produção livre e espontânea do sisal, dando ao homem simples do campo a oportunidade em permanecer em suas terras sem a necessidade de abandoá-las.

Por: Do Karmo Carvalho

Comentários