Bem-vindo | 21/10/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Araci terá ainda esse ano sua Agência do INSS

A Portaria 16 de 20 de janeiro de 2009 que foi publicada […]

Por Luis Gustavo

sáb, 21/02/2009 às 19:02

A Portaria 16 de 20 de janeiro de 2009 que foi publicada no Diário Oficial Nº 14 da União de 21 de janeiro do mesmo ano, institui em seu artigo primeiro o Projeto de Expansão da Rede de Atendimento em todo o país. A Gerência Executiva de Feira de Santana e a SEAT-Sessão de Atendimento encaminhou o Oficio nº 14/INSS/GEXFEI/SEAT em 03 de fevereiro à prefeita Maria Edneide Torres Silva Pinho falando que os estudos que avaliaram o processo de viabilização da implantação de uma Agência do INSS em Araci, indicaram que o município reúne todas as condições de necessidade e demanda para uma agencia local.

Hildete Neves de Farias Gerente Executiva do INSS de Feira de Santana esteve pessoalmente em Araci acompanhada do Chefe do SEAT Ivan Rocha da Silva para celebração do protocolo de inicio da implantação que envolve escolha de um terreno apropriado e bem localizado e a final construção de um prédio para abrigar a agencia.

A exigência do projeto cuja verba já está aprovada é de um terreno com área igual ou superior a 800 m², localizado em área central e de fácil acesso, desimpedido em sua documentação e que seja acompanhado de uma Lei Municipal aprovada na Câmara. O terreno será doado ao INSS como a única contrapartida da Prefeitura e nele será construído um prédio de design moderno, com acessibilidade a deficientes, com área para funcionamento de todos os setores da agencia.

A prefeita Nenca acompanhado do vice-prefeito Ginho e do secretário de administração Adilson Pinho, visitaram três terrenos já ponteados para ser escolhido entre eles o mais apropriado para o projeto. Acompanhava a comitiva do INSS em Araci o Sr. João Morais Lima Gerente da Agencia de Serrinha e o engenheiro Antônio Ribeiro Guimarães responsável pelos projetos de implantação de novas agencia na Região de Feira de Santana e Barreiras.
Segundo informou o engenheiro Antonio, se o município de Araci atender de pronto as exigências do INSS, dentro de 180 até no máximo 140 dias Araci terá construída sua agencia própria do INSS o que já devia ter acontecido há muito tempo, ponteou João M orais de Serrinha. Para João Morais, a agência de Araci será um feito muito bom para a região uma vez que irá desafogar a agencia que ele gerencia, pois o maior atendimento em benefício de Serrinha vem de Araci, formam uma média de 5 a 6 carros por dia, disse João Morais. Informou ainda o gerente de Serrinha que Araci teve somente no mês de dezembro, 5.456 atendimentos. Destes, 5.414 para os usuários rurais e 1.042 dos beneficiários urbanos. Somente no mês de dezembro o INSS pagou R$ 2.484.714,19 em benefícios e R$ 31.057,398, 60 no ano de 2008 aos beneficiários de Araci.

Dentro de um processo de normalidade, os envolvidos no projeto tanto da Executiva do INSS de Feira de Santana e do Executivo Municipal, Araci ainda antes de findar 2009 terá sua agencia o que vem cumprir um desiderato do presidente Lula que antes de acabar o ano 2015 nenhum município brasileiro ficará sem ter sua agencia própria do INSS.

Comentários