Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Durante todo dia profissionais da área social, usuários do SUAS, todo contingente da Secretaria de Desenvolvimento Social estiveram participando da 7ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento faz parte de um calendário nacional do CNAS, trata de um tema padrão e define a escolha de delegados para a conferência Estadual e Nacional.

Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Esporte e Lazer em união com o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram durante todo o dia desta quarta-feira (26) a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social do município reunindo profissionais da Assistência Social de Araci e forte representação dos usuários do SUAS no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O tema adotado pelo CNAS-Conselho Nacional de Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” foi desenvolvido dentro de uma programação que começou com credenciamento e café da manhã precipitando a abertura por volta das nove horas pelo cerimonial à incumbência de Ádila Santana. Ádila anunciou a composição da mesa chamando o prefeito Silva Neto, a vice-prefeita Keinha, a secretária Rita Adriana, José Carlos de Santana, Catarina dos Santos, Ana Zilda, o palestrante Pedro Reis, Isnara Arapiraca a secretária Manuela e a secretária Vaneide. Na abertura houve a participação de duas atrações culturais, o repentista Zé Pedreira e o grupo de reisado Nossa Senhora da Conceição compostos por idosos do Centro de Convivência.

Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

A secretária Rita Adriana levou sua mensagem aos participantes e convidados que formaram uma das maiores plateias em relação às conferências anteriores. “Não conseguiremos construir uma politica social sem a participação de todos. É por isso que estamos aqui. Poder público, secretários, legislativo, profissionais da área social e os usuários do SUAS” – disse a secretária Rita Adriana. A secretária agradeceu a presença de todos e finalizou dizendo que todos deveriam abraçar o social como uma causa e que o tema “Garantia de Direitos” era a maior razão de estarem todos naquela conferencia.

Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

José Carlos é um morador do povoado do Barbosa e faz parte do CRAS Maria Madalena e como deficiente visual falou que a conferencia era uma oportunidade de adquirir uma maior compreensão de seus direitos e de todos os seus iguais que não tem conhecimento disso. “Tem muitos deficientes que não sabem realmente de seus direitos e nem sabe como correr atrás deles” – disse José Carlos.

Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Sebastião dos Santos falou e salientou a importância de plenárias como aquela conferencia onde se abre espaço para discutir direitos. Sebastião representava os trabalhadores e disse que era preciso mudar o conceito de direitos para os trabalhadores que só se veem identificados com os direitos dos patrões e nunca reconhece os seus direitos próprios.

O prefeito Silva Neto estava prestigiando a conferencia e deu sua mensagem aos congressistas dizendo que aquele era um dia especial para se obter um conhecimento mais apurado sobre “o que é fazer o social”. Nós temos uma estrutura de governo, de servidores, de sociedade, mas muitas vezes estas estruturas não s relaciona de forma devida. Falta vontade das pessoas de participarem do governo exercendo seus direitos de cidadão. “O povo escolhe seus governantes, mas é preciso participar do governo, não somente cobrando, mas sugerindo e ajudando a promover o desenvolvimento social”, – disse Silva Neto. O prefeito comemorou o grande numero de pessoas que estavam ali, mas lamentou a existência de muita gente que não está preocupado com sua responsabilidade social. Silva Neto falou de ações que o governo estava realizando e lutando junto aos governos do estado e do país, como a luta pela água do sistema Araci Norte. “Isso é um indicativo de que nosso governo está priorizando a água como um dos mais importantes benefícios sociais” e tenho certeza que esta água vai chegar! – disse.

7-consocial-9 Araci realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

O palestrante convidado para desenvolver o tema principal da conferencia foi Pedro Reis do Conselho Estadual de Assistência Social e depois de sua palestra magna foi aberto o momento dos debates e na sequência a apresentação do Diagnóstico situacional dos atendimentos prestados pela secretaria no primeiro semestre do ano pela secretária Rita Adriana.

A conferência teve um intervalo para o almoço e retomou a pauta depois às 13h00min horas com o desfecho no final da tarde  quando foi realizada a Plenária Final, onde foram elencadas  e votadas às propostas de deliberação e  escolhidos os delegados  que representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social.

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!