Bem-vindo | 05/06/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Acontece hoje III Conferência Municipal de Educação

O público-alvo do evento foi professores, gestores escolares, coordenadores, agentes de apoio educacional, estudantes das redes Municipal de ensino, mas se podia registrar a participação de representantes de movimentos sociais e da comunidade como um todo no auditório da Câmara.

Por Gidalti Moura

qua, 21/03/2018 às 13:15

Como preconiza o Folder preparado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araci, a III Conferência Municipal de Educação, o objetivo de promover a análise da Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o seu Plano Nacional.

O evento começou hoje pela manhã na Câmara de vereadores às 08h30minh. com a equipe de recepção com abertura oficial pela secretária de educação profa. Manuela Almeida. Adila Santana formou a mesa com os participantes diretos na conferencia e autoridades presentes como a Vice-Prefeita Keinha e vereadores dando lugar ao momento principal, a palestra magna com o tema central do conclave, “A Consolidação do Sistema Nacional (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE) com ênfase a monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Para proferir a palestra foi convidado o professor e mestre Vagner da Silva Matos. O palestrante além de professor e mestre é também bacharel em direito e coordenou por muito tempo a Coordenação de Apoio à Educação Municipal da Secretaria de Estado além de coordenar também o PME em Movimento do MEC.

O público-alvo do evento foi professores, gestores escolares, coordenadores, agentes de apoio educacional, estudantes das redes Municipal de ensino, mas se podia registrar a participação de representantes de movimentos sociais e da comunidade como um todo no auditório da Câmara.

Após a palestra do professor Vagner, foi feita a leitura do Regimento da Conferencia pela professora Fernanda Kárita Leite que é Coordenadora da Comissão de Organização da Conferencia Municipal e daí todo o público envolvido foi dirigido para as salas do CEMOB onde está acontecendo as Plenárias e onde também será servido o almoço para os participantes, aprovação do Regimento da Conferencia e desenvolvimento dos temas de cada Eixo:

§  O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação da educação – EIXO-1.

§  Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regularização das políticas educacionais – EIXO-2.

§  Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social – EIXO-3.

§  Planos decenais, SNE, Educação, Democratização da Educação: Acesso Permanência e gestão – EIXO-4.

§  Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão – EIXO-5.

§  Planos decenais, SNE, Educação e Politicas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: Cultura, Ciência, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação – EIXO-6.

§  Planos decenais, SNE e Valorização dos profissionais de Educação: Formação, carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde – EIXO-7.

§  Planos decenais, SNE e Financiamento da Gestão, Transparência e Controle Social – EIXO-8.

Segundo a programação divulgada, após o almoço e desenvolvimento da pauta no CEMOB, todos retornarão para a Câmara de Vereadores para realização da Planária Final pela apresentação das análises, culminando com a eleição de delegados para a etapa Estadual da 3ª Conferencia – CONAE.

Comentários