Bem-vindo | 21/10/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

10 mil pessoas devem passar pelo Programa Saúde em Movimento em Euclides da Cunha

Os serviços ambulatoriais estão sendo realizados no Centro Educacional José Aras, no centro da cidade

Por Do Karmo Carvalho

ter, 10/01/2012 às 14:35

Vinte municípios atendidos na microrregião, incluindo Araci,  7 mil consultas e 2.160 cirurgias de catarata. Os números se referem ao Programa Saúde em Movimento Oftalmologia, que entre os dias 5 e 13 de janeiro está no município de Euclides da Cunha, a 315 quilômetros de Salvador. Desde sábado passado (7), quando começaram os procedimentos cirúrgicos, cerca de 700 pessoas voltaram a enxergar.

Os serviços ambulatoriais estão sendo realizados no Centro Educacional José Aras, no centro da cidade, o qual foi adequado para triagem/consultas, ficando o Centro Médico Diagnóstico como referência para realizar as cirurgias que são destinadas a pessoas acima de 60 anos ou portadores de catarata congênita ou traumática. A coordenadora do programa, Claudia Almeida, os secretários da saúde, Jorge Solla, e de Relações Instucionais, Cézar Lisboa, estiveram em Euclides da Cunha, nesta segunda-feira (9), e conferiram a execução dos trabalhos.

Para dona Antônia Balbina, 78, moradora do povoado Santo Antônio, em Euclides da Cunha, valeu a pena ter acordado cedo e, em poucos minutos, ter retomado a visão do olho direito. “Era muito difícil pra gente que não tinha condições. Depois que tive um derrame fiquei ainda pior. Tinha dia que o olho embaçava e não via nada. Agora estou enxergando tudo”, festejou.

A mesma sensação, de vida nova, é sentida pela empregada doméstica Maria Olga Macedo, 61 anos. “Minha cirurgia foi ótima, graças a Deus. Tinha dificuldade para enxergar. Fiz de um olho e agora tive que fazer do outro. Fui muito bem atendida. Uma oportunidade genial para todos daqui”, relatou.

Após realizar todos os exames que confirmam a catarata e testes como o de glicemia, o paciente marca a cirurgia que pode ser realizada no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

A Prefeitura de Araci está levando pessoas para serem atendidas. A Secretária de Saúde do município, fornece transporte e todo acompanhamento aos pacientes

Aos 76 anos, o motorista de ônibus Antônio Celestino de Jesus chegou cedo, passou pela bateria de exames e menos de duas horas já estava na fila do centro cirúrgico. “Foi rápido pra fazer a cirurgia. Cheguei de manhã e estou fazendo hoje mesmo. Isso é bom porque não tenho que ficar voltando aqui”, disse.

O programa Saúde em Movimento também oferece serviços na modalidade oncologia com rastreamento de câncer de mama. Conforme o secretário Jorge Solla, o programa é executado há dois anos na Bahia com resultados positivos. Conforme o titular da Sesab, mais de 300 mil pessoas foram alvo de consultas, exames, entre outros procedimentos. Solla informou ainda que praticamente todos os municípios do estado tiveram oportunidade de sediar ou enviar pacientes para serem assistidos em alguma cidade mais próxima da de origem, por meio do programa.

“Já estamos aproximando de 90 mil cirurgias, das quais, mais de 60 mil são cirurgias de catarata”, contabilizou o secretário Solla.

A prefeita de Araci, Nenca Pinho, informou que o município enviou três ônibus lotados de pacientes para realizar os procedimentos em Euclides da Cunha. “Temos uma demanda muito grande de idosos com catarata e também algumas pessoas com a doença que têm abaixo de 60 anos. Todos eles, a Sesab se sensibilizou e vai atendê-los”, afirmou.

Estima-se que mais de 10 mil pessoas, entre pacientes e acompanhantes dos 20 municípios, passem por Euclides da Cunha até esta sexta-feira (13), quando termina os trabalhos.

FONTE: SECOM

 

Comentários