Bem-vindo | 22/11/2018

Portal Folha - O seu Jornal Online

Sete de Setembro é comemorado em Araci com um belo desfile cívico

Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Escolas da rede pública e privada de ensino, instituições e boa parte da cidade de Araci se mobilizaram na tarde desta sexta-feira, dia “7 de setembro” para a realização e acompanhamento do desfile em comemoração a um dos maiores feriados brasileiros.

Por Gidalti Moura

dom, 09/09/2018 às 11:29

Esse acontecimento cívico é esperado pela população todos os anos e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e sua equipe coordenadora não amealha esforços para ofertar à população essa festa de civismo e cultura o que se evidencia a cada ano nos temas centrais e predominantes de cada Ala que desfila nas ruas e avenidas da cidade.

Neste ano, o tema “Evolução da Humanidade” foi desenvolvido e apresentado por 23 Alas que em suas coreografias e evoluções transmitiam para os expectadores por onde passavam as modernas e mais recentes “Invenções que Avançaram o Mundo e os Impactos produzidos na Vida Atual” de todos os viventes.

O desfile cívico começou por volta das 16h e 30min horário em que sob o comando de perfilhamento da professora Edna Andrade, todos os participantes iam se encaixando em cada Ala temática e a grande parada se formava em frente ao Colégio CEMOB. De lá, empurrados pelo ritmo das bandas e fanfarras, todos marcharam pela Rua José Tibúrcio, Praça da Bíblia, cruzaram a Av. Aracaju e dobraram na Rua José Pinheiro rumo à praça central da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Tradicionalmente o desfile contou com o aparato puxador da Guarda Municipal com sua nova viatura e seus homens e também dispôs do apoio da Secretaria de saúde pelo acompanhamento de ambulância e carro de apoio em todo o trajeto do desfile.

Pessoas em frente as residências, ao longo da parada, como também os passantes, se manifestavam e comentavam a beleza e a mensagem transmitidas por cada Ala e por cada um dos intérpretes dos temas apresentados, mas a maior concentração de pessoas que saíram de suas casas para verem a comemoração do sete de setembro, estava na Praça da Conceição aguardando as últimas evoluções de chagada de cada pelotão.

A Banda Bamuara chegou à Praça e sob a batuta do maestro Lucelmo Oliveira , foi ordenando a entrada das fileiras que iam se posicionando em frente ao palanque das autoridades que também aguardavam na Praça o desfile.

No encerramento de todas as apresentações, a secretária Manuela falou a todos os presentes e suas palavras falaram de civismo, da necessidade de se desenvolver o espírito de civilidade e da esperança que cada brasileiro precisava ter nesse momento difícil que o país vive. A secretária também agradeceu a toda a equipe da secretaria, a todos os alunos que desfilaram naquela tarde.

Falou também o ex-prefeito Carlos Raimundo Mota e com sua veia de historiador, lembrou o tempo do intendente Oliveira Mota, de sua decisão de fazer um plebiscito para mudar o nome do Raso para Araci explicando aos ouvintes sobre a etimologia da palavra Tupy que deu nome à cidade.

O evento foi encerrado com as palavras do prefeito Silva Neto, parabenizando os responsáveis por aquele lindo evento e encerrou dizendo que por mais que muitos dividem, o Brasil é uma nação de homens e mulheres que acreditam no futuro, que amam a sua pátria e estão dispostos a lutar por dias melhores. “A prova disso é o espetáculo humano de participação e entrega de muitos jovens, professores e pessoas de várias instituições que se uniram para comemorar a data mais importante do país”. – O prefeito terminou soltando um grito acompanhado que foi repetido por todos: “Viva o sete de setembro, viva a liberdade do Brasil!”.

Comentários