Bem-vindo | 19/08/2018

Portal Folha - O seu Jornal Online

Programa “Carona com Papalo” promoverá DEBATE entre candidatos a deputado

Onze participantes convidados pelo Programa Carona Com Papalo, programa de entrevistas com janela de TV web na internet em canal no Yutube, entre eles, deputados no exercício de mandato como Alex Lima (PSB), Samuel Júnior eleito pelo PSC, Tom Araújo (DEM) e Alex da Piatã eleito pelo PMDB hoje no PSD e ainda pré-candidatos como Gerinaldo Moreira, Léo de Garcia, Ricardo Souza, Rosival Leite e Val Ciganinho.

Por Gidalti Moura

ter, 17/07/2018 às 19:27

Preliminarmente anunciado nas redes sociais, o primeiro debate entre pré-candidatos a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia será realizado no domingo dia 22 e segundo os organizadores, onze pré-candidatos deverão participar dessa altercação que levantará questões sobre a Saúde, Educação, Segurança, Economia, Agronegócio, Emprego, Seca, Estrada e o tema do momento a Corrupção.

Onze participantes convidados pelo Programa Carona Com Papalo, programa de entrevistas com janela de TV web veiculando na internet pelo Youtube. Deputados no exercício de mandato, Alex Lima (PSB), Samuel Júnior eleito pelo PSC, Tom Araújo (DEM) e Alex da Piatã eleito pelo PMDB hoje no PSD e ainda pré-candidatos com vontade de por o pé na estrada como Gerinaldo Moreira, Léo de Garcia, Ricardo Souza, Rosival Leite e Val Ciganinho.

No tempo desta matéria de expectativa desse primeiro debate ao vivo e aberto não se tem ainda a confirmação de todos os convidados, mas os candidatos que já se manifestaram e confirmaram a participação foram:

Alex Lima (PSB)

 Filho do Litoral Norte da Bahia, Alex Lima apaixonou-se cedo pela política e, após formar-se em administração, começou a trabalhar no antigo Partido Trabalhista Nacional (atual Podemos). Em 2005 iniciou os trabalhos como assessor parlamentar e dois anos mais tarde assumiu a secretaria geral da sigla, iniciando um trabalho de organização partidária.

Unindo experiência ao clamor baiano pela renovação política, Alex Lima aceitou o convite do partido para disputar as eleições de 2014 e teve a alegria de ter o nome referendado. Já na Assembleia ocupou a presidência da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa; membro titular da Comissão de infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de suplente das Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública; e da Constituição e Justiça. Em junho de 2016, foi indicado pela Assembleia Legislativa da Bahia para integrar a Comissão Especial de Desburocratização dos Serviços Públicos dos Estados na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), em Brasília. O objetivo da Comissão é enfrentar de forma conjunta os problemas comuns relativos aos entraves burocráticos na administração pública. Em 2017, Alex Lima foi eleito 3º vice-presidente da Assembleia, participando diretamente na atuação da Mesa Diretora. Com muito trabalho e perseverança, o deputado contribui com as iniciativas do Governo e o espírito de renovação política, aproximando, cada vez mais, o Legislativo da sociedade.

Apesar de jovem, Lima se consagrou como um dos deputados mais atuantes da atual legislatura. Assim, tem honrado a confiança recebida por 46.604 baianos e conquistado novos pares em todos os cantos da Bahia e no atual partido PSB.

Léo de Garcia

Assim conhecido em Araci e região, Leonardo Barreto de Pinho e filiado ao PHS e como filho da terra apresenta um histórico político de luta, tendo já exercido mandato de vereador pelo PTB na legislatura 2000 a 2002 e participando como candidato a deputado como nas eleições de 2006. Léo de Garcia também participou de uma campanha para prefeito de Araci sendo vice na chapa encabeçada por Zedafó em 2008. Seu ingresso no grupo do líder politico Zedafó e sua participação na campanha que elegeu Silva Neto no primeiro mandato o levaram ao cargo de Secretário Municipal de Esporte e Lazer.

 Ricardo Souza. PRTB. Salvador.  Na política há 32 anos, sempre na direita, suplente de deputado estadual em 1994, candidato (derrotado) a prefeito em São Gonçalo dos Campos em 2008. Coordenador da campanha do PSDB em 1998 na região do Sisal, em 2006 e coordenador da Campanha de Marina Silva no interior da Bahia em 2010.

Químico e economista, estando à disposição para combater o desemprego em nosso Estado. Ricardo Souza. PRTB. Salvador.  Na política há 32 anos, sempre na direita, suplente de deputado estadual em 1994, candidato (derrotado) a prefeito em São Gonçalo dos Campos em 2008. Coordenador da campanha do PSDB em 1998 na região do Sisal, em 2006 e coordenador da Campanha de Marina Silva no interior da Bahia em 2010.

Apoiador de Jair Bolsonaro desde 2015, fazendo uma apresentação ao povo baiano, em 251 municípios, quem era ele, por insistência dos amigos, me candidatou neste ano para vaga de deputado estadual por entender que ninguém realmente atende às necessidades do povo baiano. Entregar tratores e ambulâncias não traduz a grande necessidade que é o trabalho e um ótimo atendimento na saúde.

Advam, Araciense, Enfermeiro pela Universidade de São Camilo São Paulo-SP. Pós-graduado em Saúde Pública pela UNINTER. Foi professor de enfermagem do CETEP. Servidor municipal em Araci-Ba.  Na adolescência esteve engajado em movimentos de jovens em Araci. Viveu em São Paulo por 14 anos. Em 2016 foi candidato a vereador, pelo PMB, ficando na suplência.

Valmóveis  Ciganinho

Filiado ao PRP, se apresenta como um Nome novo  na política e candidato do povo. É asado, tem quatro filhos, nascido no povoado do Caldeirão Araci, na Fazenda Caldeirão e filho da conhecida dona Bia, esposa do ex-delegado Nego e pai de Silvinho.

Ciganinho como é conhecido em Araci e Região, vem nessa luta ha quase 2 anos e acha que agora é sua vez.

Vem desenvolvendo um trabalho em lugares diversos como Araci, Serrinha, Sátiros dias , Nova Soure, Olindina, Monte santos , Rafael Jambeiro, Teixeira de Freitas

Lauro de Freitas, Salvador, Teodoro Sampaio, Teofilândia e Coité

 

Rosival Leite. PT. Natural de Alagoinhas, há uma década reside em Araci juntamente com sua família. Agricultor Familiar, assentado e liderança sindical estadual e nacional. Conhecedor da Bahia, desse chão que pisa, inicia sua vida pública nos movimentos que visam à organização e fortalecimento dos trabalhadores do campo e da cidade.

Estudioso e conhecedor da rotina do campo acredita que este deve ser visto como um espaço de possibilidades e desenvolvimento para as mulheres e jovens. Na direção da FETRAF – BA buscou oportunidades para os povos do campo e da cidade, respeitando as diferenças e construindo espaços autônomos e solidários. Na direção da Cooperativa de Habitação Rural contribuiu para que mais de seis mil famílias tivessem acesso a uma moradia digna em 68 municípios do estado da Bahia. Como direção da CUT lutou pelo direito dos trabalhadores baianos, a partir do acesso as políticas públicas, como acesso a crédito, a terra, a tecnologias de convivência com o semiárido dentre outras. Foi premiado com o título de cidadão nos municípios de Araci e Mutuípe.

Acredita que os trabalhadores devem lutar pelos seus interesses e devem ter voz e vez nesse legislativo histórico da Bahia que ainda tem marcas profundas da má política retrógrada e conservadora que tem demonstrado o interesse apenas de permanecer no poder para garantir privilégios. Rosival, por sua conduta histórica e atuação marcante, garante que fará a diferença na Assembleia Legislativa, pelo bem do povo baiano, pelo bem da nossa Bahia.

As regras do debate seguirão os moldes determinados pela legislação eleitoral e assim já foram divulgadas amplamente nas redes sociais o que segue publicado abaixo:

A ordem em que cada candidato vai perguntar em cada bloco será definida em um sorteio antes de o evento começar. (Sábado dia 21, às 15H).

Ao chegar o momento do candidato perguntar e também a vez do candidato a responder, ambos devem dirigir-se ao centro das bancadas, onde haverá uma mesa específica. Os candidatos ficarão frente a frente.

No primeiro bloco os pré-candidatos terão um tempo de 1 minuto para sua apresentação.

No segundo bloco, e apenas neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez.  Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não falou.

No 3º, 4º e 6º blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas. Em todos os blocos, exceto o 5º e 6º, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.·.

Os candidatos terão 30 segundos para elaborar a pergunta. O escolhido para responder tem um minuto e 30 segundos. A réplica e a tréplica terão 40 segundos cada uma.

Jornalistas e plateia terão 30 segundos para elaborar a pergunta, a resposta do pré-candidato terá um minuto e 30 segundos. Não há réplica nem tréplica.

Cada jornalista terá direito a uma pergunta

Serão selecionados pela comissão do debate três cidadãos da plateia para fazer a pergunta.

O debate será mediado por DUAS pessoas. Uma entre os pré-candidatos e outro no púlpito.

O pré-candidato que for escolhido para perguntar ou ser perguntado deverá dirigir-se ao púlpito que haverá no centro. Não há necessidade quando as perguntas forem da plateia e jornalistas.

Todo debate será transmitido AO VIVO pela rádio local, Facebook e YouTube. Coberturas de diversos sites também estarão presentes.

CRONOGRAMA E REGRAS DO DEBATE

1º bloco – apresentação do pré-candidato.

2º bloco – perguntas com tema livre;

3º bloco – perguntas com tema determinado;

4º bloco – perguntas com tema livre

5º bloco – perguntas com tema livre feito pela plateia

6º bloco – perguntas com tema livre feito por jornalistas;

7º bloco – considerações Finais.

A participação dos candidatos é livre e prevista por lei e tudo está sendo executado com rigor pelos organizadores.

O debate do Programa Carona com Papalo é o primeiro encontro entre candidatos na corrida para uma vaga na Assembleia Legislativa. Será aberto ao público, mas sem interferência de terceiros na plateia obedecendo rigorosamente o cronograma abaixo.

Comentários