Bem-vindo | 23/10/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Familiares, população e políticos se despedem do ex-prefeito Zedafó  

Centenas de pessoas conseguiram adentrar no salão de atos da Câmara e outras centenas permaneceram aglomeradas na frente do prédio enquanto aconteciam as últimas homenagens ao ex-vereador e ex-prefeito de Araci José Eliotério da Silva Zedafó. O cortejo saiu da câmara para a Fazenda Quererá onde foi sepultado.

Por Gidalti Moura

qui, 17/09/2020 às 18:17

 

Falecido pouco antes da meia noite de ontem (15.08) em Feira de Santana, o corpo do político ficou exposto no Plenário da Casa Legislativa e mesmo com restrições de ajuntamento, estava cheia para acompanharem o cerimonial.

Em torno do ataúde a viúva Darci, os filhos, netos, parentes, amigos e correligionários políticos prestavam as homenagens e dele se despediam consternados.

A cerimonia teve um processual tipo ecumênico, pela participação de padres e pastores que da tribuna da casa fizeram homilias, sermões e pronunciamentos, todos voltados para transmissão de mensagens de conforto e esperança aos familiares e amigos de Zedafó.

Nada mais marcante momentoso entre todos as mensagens, que o pronunciamento do prefeito Silva Neto, filho e herdeiro político do estadista José Eliotério da Silva Zedafó que, mesmo tomado por fortes sentimentos perda e saudade, se pronunciou de forma singular, falando a todos de um místico de tristeza e alegria, de perda e de ganho, de simplicidade e orgulho, ao falar dos últimos dias de convivência com seu pai.

 “Ontem foi o dia mais importante desse período de sofrimento porque eu entendi o tamanho de um homem de espírito altaneiro, capaz demonstrar uma força muito grande e uma capacidade para continuar vivendo. Pude ver em meu pai um homem incrível, no leito de morte, mostrava em seu último suspiro o quanto vale a pena viver” – dizia Silva Neto proferindo a última mensagem do cerimonial.

O filho do político disse que seu pai lutava com bravura contra um câncer, foi acometido do Corona e venceu o vírus, mas foi ficando debilitado cada vez mais. Era como alguém que lutasse contra um inimigo, mas sem armas de defesa. “ Tinha medo de chagar em feira e não o encontrar vivo, mas ainda pude vê-lo e falar com ele em seus últimos momentos, pois faleceu pouco antes da meia noite. Descansou tranquilo e sem dores”. Disse contendo as lágrimas.

Silva Neto deixou uma mensagem de ânimo ao dizer que seu pai fez uma escolha na vida. “Escolheu o amor como ferramenta de fazer amigos, por isso essa multidão de gente veio devolver a ele esse amor que dele recebeu em toda sua vida pública”. E emocionou mais ainda o filho de Zedafó, ao dizer: “Saí de casa cedo para estudar para trabalhar constituir família com pouco mais de 18 anos e tive pouco tempo para estar com meu pai. Depois a luta política me tolhia de estar mais de perto dele, mas vejam só: Esse período e pandemia quando ele enfrentou essa sua crise eu tive tempo para estar com ele e aprendi com o sofrimento dele. Quando Jesus morreu na cruz ele na sua morte não nos livrou o sofrimento ele nos livrou da condenação e nós temos que lutar para vencer com coragem no sofrimento. Hoje não me preocupo com o tempo que não tive. Estou feliz pelo tempo que Deus me permitiu estar com ele, tratando dele, levantando da cama, trocando suas fraudas e colocando meu pai no colo como uma criança.

Silva Neto finalizou fazendo um preito de gratidão à sua mãe Darci. “Mãe, você não tem ideia da gratidão que devo. Testemunhei dias e noites você cuidando de meu pai, levantando da cama, trocando suas fraudas de um homem com mais de 80 quilos. Tenho uma mãe que é mulher mais poderosa e mais forte que eu conheço na minha vida”. E olhando para o ataúde disse: “Meu pai obrigado demais por permitiu ver ao lado do seu caixão estão tantas pessoas que chegaram por causa do amor que você plantou. Prometo que vou distribuir muito amor para minha família de casa e para minha família de Araci, inspirado no seu amor e permitir que minha irmã meus filhos seus netos sua esposa minha mãe, sintam em mim esse meu amor que você plantou em mim” – Concluiu com aplausos e emoções, Silva Neto.

Clique Aqui para acessar o WhatsApp do  seu Portalfolha.com e receber conteúdos e matérias!

Siga-nos em nossas redes sociais –Página no Facebook – Perfil no Instagram – Perfil no Twitter

Comentários