Bem-vindo | 28/09/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Dia Nacional dos Desbravadores pode ser oficializado no Brasil

O dia mundial dos desbravadores ficou oficializado pela Igreja Adventista como órgão mundial, no mês de setembro e é comemorado no dia 20. O Projeto de Lei 3936/19, do deputado Tadeu Alencar do PSB de Pernambuco, institui o “Dia Nacional dos Desbravadores. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), relator na CCJ, defendeu como sendo um projeto de elevação da cidadania dos nossos jovens desbravadores do Brasil e do mundo”.

Por Gidalti Moura

sex, 16/07/2021 às 17:31

Em 1930, Theron Johnston organizou um cube de meninos e meninas com idades de 10 a 15 anos e fazia reuniões com essa galerinha em sua casa na cidade Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos.

Essa turma recebeu o nome de “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”, nome do acampamento da associação a que Theron Johnston pertencia. e em 1950 foi fundado definitivamente o Clube Desbravadores

Há 71 anos, o Clube de Desbravadores está presente em 160 países onde se apresenta com cerca de 1,5 milhão de jovens em seus 37 mil clubes, espalhados pelo planeta. No Brasil são 7.400 unidades, reunindo mais de 258 mil desbravadores. Eles se reúnem-se, em geral, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Essa meninada também desenvolve trabalhos manuais, pratica ordem unida, combate o uso do fumo, álcool e drogas, presta socorro em calamidades e participa de campanhas comunitárias.

O dia mundial dos desbravadores ficou oficializado no mês de setembro e é comemorado no dia 20. Há situações em que a data é comemorada no dia 18, 19 ou 20 em função de ocorrência da data no dia de sábado.

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Tadeu Alencar do PSB de Pernambuco, entrou com um Projeto de Lei na Câmara federal, propondo o reconhecimento do dia 20 de setembro como o “Dia Nacional dos Desbravadores”. O Projeto de Lei 3936/19, que institui o dia nacional dos desbravadores, foi protocolado na Câmara, sendo encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou o texto em caráter conclusivo, devendo seguir para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para a votação pelo Plenário.

O autor do projeto, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), justificou que a data foi escolhida “porque, em torno desse dia, em geral no terceiro sábado do mês de setembro, os adventistas do Sétimo Dia em todo o mundo comemoram o Dia dos Desbravadores, como forma de reconhecer a experiência e o serviço social realizado por jovens entre 10 e 15 anos, em estreita relação com as necessidades de suas comunidades”. O relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentou parecer pela constitucionalidade da proposta, defendendo “que se trata de um projeto de elevação da cidadania dos nossos jovens desbravadores do Brasil e do mundo”.

Comentários