Bem-vindo | 17/11/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Comissão de Direito Médico e da Saúde da Mulher da OAB promove Simpósio em Araci

O I simpósio Outubro Rosa promovido pela Comissão de Direito Médico e da Saúde da Mulher da OAB da Subseção Serrinha Bahia formou um auditório predominantemente feminino na Câmara Municipal onde o tema: “Direitos e garantias à Saúde da mulher” foi tratado por psicólogas e promotora pública.

Por Gidalti Moura

sáb, 12/10/2019 às 18:50


A Comissão de Direito Médico e da Saúde da Mulher da OAB da Subseção Serrinha Bahia tem a advogada Verena Martins como presidente. A causídica trabalhou junto aos colegas do direito para que como presidente da comissão, realizasse de forma inédita em Araci o I simpósio Outubro Rosa para discutir o tema: “Direitos e garantias à Saúde da mulher”.

Essa primeira edição, garante a advogada Verena, irá precipitar todos os anos a realização de campanha de conscientização e ações efetivas em Prol da Saúde da mulher adotando a mulher araciense como alvo desse movimento.

O Simpósio foi aberto às 08h30minh. de ontem (sexta-feira 11) tendo o psicanalista Gidalti Moura como apresentador e moderador do simpósio que encerrava três eixos importantes que foram apresentados por duas psicólogas de Araci e pela promotora pública da Comarca de Araci.

A Dra. Jaqueline Carvalho, falou como vice-presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde informando o calendário de ações da comissão que tem como titular a Dra. Érica de Meneses.

O tema “Minha Vida Anticâncer” foi apresentada pela enfermeira Rosana Lílian Santana que emocionou o auditório ao falar de sua experiência como vítima do terrível mal chamado câncer de mama e do enfrentamento da doença, tratamento e cura. Rosana utilizou textos científicos e lições da palavra de Deus para explicar a todos sua trajetória de mulher vencedora do câncer de mama.

A professora e psicóloga Aricelma Carvalho tratou do tema “O Olhar Psicológico sobre o Câncer de Mama” e a promotora de Justiça Dra. Severina Patrícia falou após um pequeno intervalo sobre “O Papel do Ministério Público na busca pela efetivação dos Direitos à Saúde da Mulher”

A promotora de Araci frisou o papel do poder público na solução dos problemas relacionados às politicas públicas para as mulheres e sugeriu a A Comissão de Direito Médico e da Saúde da Mulher da OAB da Subseção Serrinha Bahia que agregasse também a preocupação com o “outubro azul” contemplando os homens já que a campanha como disse a presidente Verena deverá se perpetuar.

A mesa oficial do Simpósio foi formada pelo cerimonialista Dr. Gidalti onde tomaram assento a advogada e presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde OAB – Bahia Dra. Érica de Meneses – Saúde da Mulher e os Direitos garantidos pelo SUS e ANS, pelo presidente da OAB subseção Serrinha – Bahia – Dr. Raimundo Moreira Reis Junior, pelo Secretário Geral da OAB Subseção Serrinha – Bahia –Dr. Alberto Carvalho Silva, pela presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde – OAB da Subseção Serrinha – Bahia Dra. Verena Martins, pela vice – presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde – OAB da Subseção Serrinha –B – Dra. Jaqueline Carvalho, pela vice-prefeita Keinha, pelo presidente da Casa Legislativa Municipal – vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro, pelos vereadores Jerônimo Lima e Jamile Magalhães, presidente e membro da Comissão de Saúde da Câmara e pelas palestrantes, Rosana Lilian Santana, Promotora de Justiça Dra. Severina Patrícia Fernandes, psicóloga – Aricelma Carvalho e a advogada presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde OAB – Bahia Dra. Erica de Meneses.

 

 

 

Comentários