Bem-vindo | 26/08/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Carlos Mota e Zedafó os primeiros Comendadores da história em Araci

Condecorados com a mais importante e prestigiosa honraria concedida pelos Poderes Municipais, os ex-prefeitos Carlos Mota e Zedafó recebem a Comenda Capitão José Ferreira de Carvalho tornando-se “Comendadores da Ordem do Brasão”.

Por Gidalti Moura

ter, 09/04/2019 às 17:00

Comenda é uma condecoração prestigiosa concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde educadores, religiosos, artistas, políticos, jornalistas e empresários até esportistas.

Estas insígnias surgiram na Idade Média. Naquele tempo a honraria tinha um significado diferente. Era uma “mercê” concedida a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas e era geralmente algo valioso, como o título de propriedade de uma terra. Ao se passarem os séculos, o valor dessa benesse veio a representar um valor simbólico, honorífico, representado por diplomas ou medalhas”.

O comendador na idade média tinha a obrigação de defender a terra recebida como merecimento, mas hoje não existe obrigação ou função definida para um comendador. Esse Título de nobreza e distinção em certos círculos sociais são mantidos hoje nos cerimoniais de governos, instituições privadas que de igual modo seguem uma hierarquia de acordo à importância dos homenageados.

Como disse de forma hilariante o prefeito Silva Neto, filho de um dos homenageados, “Eu pensei que essa de ser comendador era somente coisa de novela!” é imperioso que se diga que os aracienses Carlos Raimundo Mota e José Eliotério da Silva Zedafó ostentam o Título de “Comendador da Ordem do Brasão” honraria outorgada a cada um na Sessão Solene que a Câmara de Araci realizou no ia 07 de abril pela comemoração dos 60 Anos de Emancipação Politica de Araci.

A homenagem, é fruto de uma propositura em forma de Projeto de Lei se autoria do vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro (PSC), aprovado pelo Plenário da Câmara e sancionado pelo prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto

O Mérito de cada um dos escolhidos se perpetuou em grifos sob seus nomes na Placa em aço escovado fixada em estojo de veludo como se segue:

Comentários