Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

CÂMARA ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO ARACIENSE A PAI GÉO

Seu nome é GEOVANE DA SILVA SANTOS, cidadão feirense de nascimento, com 54 anos dos quais 35 anos foram vividos em Araci, município que o recebe oficialmente como Cidadão através de Título outorgado em momento solene da sessão desta terça feira 26 de setembro.

Pai-Geo--post

Parece que o tempo estava preparando esse momento desde que o conhecido e reverenciado Pai Géo do Terreiro de Axé Jitolobi chegou a Araci nos idos de 1982.

Nestes 35 anos como retirante, sem residência fixa e sem propriedades, Geovane enfrentou todas as dificuldades comuns aos peregrinos de qualquer lugar. Residiu na Rua Padre Júlio Fiorentino, na Rua 8 de Dezembro, na Rua do Cemitério e fixou residência por fim no bairro do Coqueiro onde estabeleceu seu terreiro Ilê Axé Jitolobi. Ali e a partir daí, o Caboclo Boiadeiro foi se transformando numa referência do Candomblé da Bahia. Pai Géo hoje é autor de uma história de vida e como cidadão vem desenvolvendo nestes 35 anos em Araci um trabalho de relevância e seus muitos serviços prestados se evidenciam na área social e nas questões culturais de raízes afro-brasileiras e integração dos povos de terreiros.

O perfil desse cidadão conhecido por toda população araciense, como pessoa humana dotada de uma capacidade privilegiada de se relacionar com pessoas e ajudar a muitas em suas necessidades, inspirou o vereador Jerônimo Jesus de Lima a propor essa homenagem e reconhecimento com a concessão do Título de Cidadão araciense.

Com o plenário lotado por alunos de escolas da cidade, de representantes de terreiros e de amigos do homenageado, o Poder Legislativo realizou a entrega do título em momento solene de hoje, 26 de setembro.

A sessão foi realizada em dois momentos, um ordinário e um solene e conduzida pelo vereador Valter Andrade Oliveira que estava presidente da Câmara. Compondo a mesa dos trabalhos os vereadores Jera, Edneide, Marcos, Léo de Eridan, José Augusto, Roberto e a vereadora Jamile.

Pai-Geo--gunha Pai-Geo--gidalti

O mestre do cerimonial solene foi o assessor da Câmara Dr. Gidalti Moura que procedeu ao chamamento do homenageado para tomar assento à mesa. A vice-prefeita Maria Betivânia também foi chamada pelo cerimonial para estar à mesa do ato solene.

O perfil pessoal do homenageado foi lido por Edson Miranda Júnior e logo após a leitura o presidente Guinha de Pascoal procedeu à entrega solene do Título de Cidadão Araciense ao senhor Geovane da Silva Santos. O homenageado recebeu a honraria ao lado do vereador Jera autor do projeto.

Pai-Geo-junior Pai-Geo-jera

Pai-Geo--titulo

Vereadores se manifestaram da tribuna cumprimentando Pai Géo e parabenizando o colega Jera pela brilhante e merecida iniciativa. O novo cidadão araciense Pai Géo falou da tribuna agradecendo a homenagem e o ato solene foi encerrado após o pronunciamento da vice-prefeita Keinha que falou do significado daquele momento para Araci que recebeu Pai Géo há 35 anos e levou as congratulações do prefeito Silva Neto que no momento não pode estar presente.

Pai-Geo-jera Pai-Geo-jaugusto
Pai-Geo-leo Pai-Geo--jmile
Pai-Geo--edneide Pai-Geo-roberto
Pai-Geo--marcos Pai-Geo--keinha

aaaaaaaaaaaaaa

Presença ilustre do Senhor Severino Freire pai do vereador Jera autor do projeto do Dia dos Povos de Terreiros.

aaaaaaaaaaa

Registro da presença da senhora Eliana Lima esposa do vereador Jera autor da honraria ao Pai Géo.

O presidente Walter encerrou o cerimonial em nome de Deus depois de agradecer a todos pela presença.

(Imagens de ELISA Reis)

 

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!