Bem-vindo | 23/10/2017

Portal Folha - O seu Jornal Online

Três horas e meia de emoções incontidas na sessão solene que homenageou Zedafó, seu filho Silva Neto e Rosival da FETRAF

Aos 81 anos, o velho guerreiro Zedafó, tratado como “Negão” pelos seus prosélitos, foi homenageado por sua trajetória de cidadão, professor, empresário, vereador e prefeito de dois mandatos. Seu filho Silva Neto pela conquista de dois mandatos e por fazer a históriade primeiro prefeito reeleito nos 58 de emancipação

S.Solene-27

A Sessão Solene realizada na noite de sexta feira (06) pela Câmara Municipal de Araci agregou três momentos sendo dois de ordem regimental e terceiro de associação autorizada pelo plenário.

A Sessão na modalidade Solene tinha o objetivo regimental de atender a duas proposituras dos vereadores José Augusto Moura de Andrade e Edneide Santana Pereira que foram a outorga do Título de Cidadão Araciense Rosival Leite da Silva, coordenador da FETRAF Bahia de designação da vereadora Edneide e a entrega de uma Moção Honrosa a José Eliotério da Silva Zedafó, ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos no município.

Na solenidade foi também prestada uma Homenagem ao prefeito da hora Antônio Carvalho da Silva Neto que recebeu uma Moção Elogiosa concebida pelos cinco partidos que formam a base de sustentação do Governo Municipal na Câmara, o PDT, PV, PSC, PHS e PT.

Durante três horas e meia a sessão que começou às vinte horas se estendeu até ás vinte e três horas e meia e entrou noite à dentro com momentos de congratulações, fotos e um descontraído beberete com petiscos e canapés.

O cerimonial conduzido pelo assessor da presidência, Gidalti Moura preparou a plateia que lotou o salão de atos da Câmara para os momentos da solenidade, compondo a mesa solene com o presidente vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro, a vice-prefeita Maria Betivânia Lima de Jesus e os vereadores autores da propositura das homenagens, José Augusto Moura de Andrade e Edneide Santana Pereira.

Tomaram lugar à mesa também a vereadora Jamile Magalhães da Costa, Jeronimo Jesus de Lima, Marcos Antônio Pimentel, Luiz de Souza e Valter Andrade de Oliveira e depois foram convidados a tomarem acento os homenageados na noite, José Eliotério da Silva Zedafó, Rosival Leite da Silva e Antônio Carvalho da Silva Neto.

Depois da mesa formada, o presidente Jefson declarou a abertura oficial da Sessão invocando a proteção de Deus para s Sessão Solene destinada à concessão de Título de Cidadania Araciense e entrega de Homenagem como propôs e aprovou o douto Plenário da Casa e convidou a todos para participarem da execução e cântico do Hino de Araci.

S.Solene-34Foi feita uma leitura bíblica pela senhora Katia Carneiro que leu o Salmo 21 e o cerimonial convidou os vereadores José Augusto Moura de Andrade e Edneide Santana Pereira para se pronunciarem como autores das homenagens.

José Augusto fez um histórico de sua vida desde garoto de calças curtas pregando propaganda do candidato Zedafó a deputado estadual e chegou aos tempos de sua estreia na politica, candidatura a vereador e da emoção de sentir-se um vitorioso como vereador no terceiro mandato. “Devo tudo que sou a Zedafó” – disse emocionado José Augusto

Falou sobre Silva Neto e justificou que os partidos de base do governo tinham um motivo forte para dedicar a ele aquela homenagem em forma de Placa de “Moção Elogiosa” – “Sua trajetória como cidadão, profissional médico, carreira politica, prefeito no exercício de seu segundo mandato e pela conquista de uma reeleição algo que nunca ocorreu nestes 58 anos desde que Araci foi emancipado em 1959”.

A vereadora Edneide se pronunciou sobre a entrega do Título de Cidadania a Rosival Leite como antigo companheiro de ideais sindicalistas, parceiro de movimentos sociais e hoje como esposo. A autora da homenagem disse que a perfil do homenageado excedia ao seu relacionamento marital. Tratava-se de reconhecimento e merecimento porque Rosival vem contribuindo com a implementação de políticas e ações importantes que contribuíram para mudar a vida de muita gente em Araci. Hoje na coordenação da SETRAF-Bahia e diretor do SINTRAF Araci está contribuindo muito mais com o desenvolvimento do homem rural com intermediação de implementos agrícolas, tratores, cisternas de consumo, pipas para trator, aguadas de barreiros e habitações.

O mestre do cerimonial abriu um momento especial convidando para a mesa a senhora Darci Góes, esposa do homenageado Zedafó e a primeira dama Rita Adriana esposa do prefeito para se unirem a eles naquele momento de entrega das homenagens.

Era grande a manifestação e a emoção que vinha da plateia cada vez que se falava nos homenageados e o momento de entrega das Placas foi uma explosão de aplausos, emoções e até lágrimas. Todos os amigos de Zedafó em uníssono cantavam “Se Deus é por nós, quem será contra nós” musica que se transformou em canção da “família 12”.

Antes e depois das entregas das honrarias, falaram vereadores, os homenageados e suas esposas. Sem preocupação com o tempo, as emoções eram evidenciadas nas vozes e nas lágrimas durante o pronunciamento do homenageado mais importante da noite. Zedafó falou sentado poupando a resistência para segurar as emoções a cada ovação dos que o ouvia falar de sua vida mais ricas em quedas que de vitórias e concluiu: ”Tudo está feito” e citando o apostolo Paulo disse: “Combati o bom combate” e jogou beijos para o povo que chamou de seu.

“Encerrando esta Sessão, rogamos a Deus que alongue e ilumine cada vez mais a vida dos nossos homenageados, dando-lhes muita saúde para enfrentarem suas batalhas individuais e que todos nós que aqui representamos a classe política, possamos lutar unidos por um Araci que avance a passos largos em busca de mais desenvolvimento para todos. Saúde, paz, solidariedade, respeito e amor ao próximo” – disse encerrando o presidente Jefson.

S.Solene-25 S.Solene-35
S.Solene-12 S.Solene-20
S.Solene-30 S.Solene-1
S.Solene-18 S.Solene-36

Os Homenageados foram conduzidos à mesa para o momento da entrega das honrarias. Zedafó pela vice Keinha, Rosival pela vereadora Edneide e o prefeito Silva Neto pela vereadora Jamile.

 S.Solene-37

 Depois o cerimonial introduziu na sena de entrega das homenagens as esposas, Darci Zedafó que foi conduzida pelo presidente Jefinho, e a primeira Rita Adriana quer foi conduzida pelo vereador Jera.

S.Solene-2

S.Solene-15

Os maiores momentos de emoção se deram na entrega das homenagens e nos pronunciamentos dos homenageados:

S.Solene-21

S.Solene-23

S.Solene-38

S.Solene-10  S.Solene-7

S.Solene-6

 S.Solene-26 S.Solene-5
 S.Solene-17 S.Solene-12

(Fotos de NC.Studio Digital)

  • Facebook

Relacionadas

Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentá-la
Login PortalFolha Conectar-se via:

Você não está logado, por favor, faça login para poder comentar!