Bem-vindo | 01/04/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

“160 ANOS” DE CELEBRAÇÃO DA PADROEIRA DESDE A PRIMEIRA PROCISSÃO E MISSA EM 1859

A celebração da festa de Nossa Senhora da Conceição neste 08 de dezembro de 2019, entra numa linha histórica como a “160ª” (centésima sexagésima) Festa da Padroeira da Cidade e aconteceu hoje com um clima de despedida no ar. Padre Théo que chegou em Araci em fevereiro de 2014 deixará a paróquia segundo informação do padre José Carlos.

Por Gidalti Moura

dom, 08/12/2019 às 23:20

08 de dezembro desse ano também traz uma característica histórica marcante na vida de Araci como comuna religiosa e política ao remontar o ano de 1859 quando a imagem da santa entrou em Araci em um carro de bois e um século depois em 1959 Araci torna-se uma comuna definitivamente livre, emancipando-se em 07 de abril, elegendo seu primeiro prefeito e instituindo sua primeira legislatura sob as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição como diziam os baluartes da sonhada independência.

Como soe acontecer em todas as celebrações do Dia da Padroeira, a 160ª festa também apresentou uma programação iniciada desde os últimos dias de novembro, quando foi dada a largada de abertura dos festejos 2019. Neste domingo, a cidade viveu momentos arrebatadores durante todo dia desde a Alvorada às cinco horas da manhã missa às nove horas e a missa solene com a procissão depois das 16 horas reverenciando a virgem pelas ruas da cidade, conduzida sobre um trailer puxado por uma caminhonete protegida por um cordão especial de escudeiros da imagem durante o trajeto.

A procissão gigantesca era forçada a se estreitar ao sair da Praça da Matriz e tomar o sentido da Rua 28 de Setembro, depois Avenida Aracaju, subir na confluência da Ruas José Pinheiro, retornando à Praça para se posicionar em frente à Matriz que leva o nome da Padroeira.

Na manhã de hoje (domingo o padre Theófanes Fecchine de Holanda, ministrou a missa solene e o Vigário José Carlos ficou no comando de todos os atos litúrgicos do dia e à noite os dois se uniram para receberem a chegada da santa e procederem o encerramento das celebrações do dia.

Do auto da sacada da matriz o padre Théo fez a mensagem de despedida dos fiéis que enchiam a praça e falou de agradecimentos a todos os que participaram e contribuíram parta o sucesso da festa.

Comentários