Bem-vindo | 25/06/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

12ª Campanha “Vida por Vidas” – Jovens Adventistas, Hemoba e Prefeitura, poderá salvar 588 vidas  

Essa iniciativa dos Jovens Adventistas é um projeto premiado pela Organização Mundial de Saúde pela sua magnitude como missão de salvar vidas, coletando e doando vida representada no sangue de doadores voluntários. Nesta que é a 12ª campanha em Araci, o sangue coletado poderá salvar até 588 vidas.

 

Por Gidalti Moura

dom, 09/06/2019 às 12:04

Criado pela ala jovem da Igreja Adventista do 7º Dia a 14 anos no Rio Grande do Sul o projeto “Vida por Vidas” começou em Araci impactando a cidade em sua primeira campanha em 2005 coordenada por Rosa Lopes a “Rosinha” que neste início era a coordenadora do Movimento Jovem da Igreja Adventista Central.

Hoje a campanha em sua 12ª edição foi coordenada pela jovem advogada Verena Martins Carvalho Silva, nomeada distrital de jovens de Araci para o Distrito Central na última convenção de nomeações dos novos líderes.

A ideia da campanha que tem como tema em 2019 “Confiança em Deus e Saúde” divulgada através de mídias de massa que o leitor pode conferir no link https://videos.adventistas.org/pt/editoria/projetos-sociais/confianca-em-deus-e-saude-vida-por-vidas/.

Essa história de iniciativa de mais de uma década, vem sendo escrita também em Araci pela iniciativa dos jovens adventistas desenvolvida há 12 anos como declarou ao Portalfolha a distrital de jovens Verena Martins responde à pergunta: Como se sente na coordenação de um projeto tão magnânimo e importante como o Vida por Vidas? – “Sinto-me muito feliz e realizada por estar à frente desse projeto, uma campanha que sempre apoiei nos bastidores com a Rosinha que começou fazendo a campanha com apoio da Secretaria de Municipal de Saúde no Posto de Saúde. Desde lá sempre atuei como apoiadora e também como doadora que sou desde que me envolvi com o projeto. Naquele tempo via o projeto como algo maravilhoso e estar hoje coordenando essa iniciativa tão importante dos jovens e estando na liderança dessa força da igreja, me faz muito feliz e gratificada.” – disse Verena.

Verena informou os dados da campanha na manha do sábado (08.06) e disse que os números de pessoas que estavam chegando para doarem seu sangue era muito bom e que a maior parte não era da população adventistas, eram de pessoas de todas as igrejas, mas que o comum era aumentar o numero de adventistas na parte da tarde, porque pela manhã estavam comungando em suas igrejas, por ser um dia de sábado.

A reportagem do Portalfolha esteve entrevistando a enfermeira Marcia Almeida Nogueira coordenadora da unidade do Hemoba de Feira de Santana e a equipe que anos após anos vem a Araci para realizar a campanha de coleta de sangue realizada pela Campanha Vidas por Vidas.

Perguntada sobre a parceria Jovens Adventista, Hemoba e Secretaria Municipal de Saúde na realização anual da campanha, Márcia disse: – “Na verdade nosso contato é com a Campanha Vida por Vidas dos Jovens Adventistas. O Hemoba e sua equipe vêm a Araci todos os anos atendendo ao projeto Vida por Vidas. A parceria que nasce depois disso é entre o projeto que sempre conta com o apoio da Prefeitura Municipal por sua secretaria de saúde que todos os anos garantem apoio logístico para realização da campanha”.

Para Márcia, a campanha dos jovens adventistas é tida como algo de elevada importância para o hemocentro em Feira de Santana. O tema da campanha fala de vidas salvando vidas e isso é algo forte, capaz de mobilizar tantos jovens adventistas numa ação dessa magnitude. Os resultados da campanha em Araci são sempre esperados pelo nosso hemocentro como o ápice de alcance de nossas metas também buscadas em outros municípios. “Essa 12ª versão, a campanha que começamos ontem (07.06) e terminará hoje até às 16h00min, está sinalizando que se repetira com o mesmo sucesso”. –disse.

Como imaginaram a coordenadora do Vida por Vidas Verena e Márcia do Hemoba, a campanha encerrou esta sua versão 2019, com resultados excelentes, como mostram os números:

Dados do turno da manhã:

Doadores Cadastrados – 70

Doadores Aptos – 65

Doadores Inaptos – 05

Bolsas de Sangue  recolhidas – 65

Dados do turno da tarde:

Doadores cadastrados – 110

Doadores Aptos – 82

Doadores Inaptos – 28

Bolsas de Sangue  recolhidas – 82

Total de bolsas de sangue recolhidas: 147 bolças

Como explicam os hemoterapeutas, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas; e em se aplicando essa assertiva, 588 pessoas poderão ser salvas com o resultado dessa campanha Vida por Vidas que acaba de ser realizada em Araci com a solidariedade dos jovens adventistas, o desprendimento de pessoas que se colocaram como doadoras de vida e da Prefeitura Municipal que todos os anos coloca suas estruturas de saúde a serviço deste projeto humanitário.

Comentários