Bem-vindo | 08/08/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Vereadores comemoram o retorno à rotina semanal das sessões

Hoje 13 dos 15 vereadores participaram da Sessão Ordinária Nº 05 do 1º Período. Com a paralisação de 47 dias, 04 sessões ficaram sem acontecer por força de dispositivos baixados pelo presidente Jefson atendendo às determinações restritivas de combate a Covid-19. “A pandemia ainda continua e seus efeitos são imprevisíveis. Continuaremos mantendo todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde” – disse o presidente Jefson.

Por Gidalti Moura

ter, 28/04/2020 às 19:20

Ao abrir a sessão nº 04 do Primeiro Período Legislativo de 2020, em sua mensagem o presidente vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro referiu-se ao período de 19 a 31 de março a 28 de abril como tempo histórico para o Legislativo Municipal.

“Depois de se transformar em uma pandemia, a Covid-19, doença provocada por esse vírus letal, nos levou a decretar uma paralisação das atividades até o dia 16 de abril. Mesmo assim somente dia 24 foram retomadas as atividades, mas em função do feriado de 21 de abril e a ação de dedetização das dependências da câmara somente hoje, (28) esta casa pode retomar a realização de suas sessões ordinárias” – Falou ainda o presidente: “Foram 43 dias que, em situações normais nos levaria à realização da 8ª sessão no dia de hoje”.

O presidente Jefinho lembrou ainda que o mundo todo está sentindo os efeitos causados pelo novo Corona vírus (COVID-19) que além de deixar como rastro, muitos mortos em diferentes países, também está fazendo estragos na economia em todos os níveis, provocando desemprego, ampliando a miséria e a fome, fechando empresas e enfraquecendo o já deficitário sistema de saúde e concluiu assim sua mensagem: “Acima de tudo isso, temos ainda motivos de agradecer a Deus por estarmos aqui. Porque todos os vereadores, o corpo técnico desta casa, todos os que estão aqui presentes e os que nos assistem nessa sessão de retorno, conseguimos escapar sem sermos atingido por esse pandêmico mal”.

A sessão aberta pelo presidente aos 20 minutos passados das 9 horas teve um Plenário formado pelos vereadores, Guinha de Pascoal, Jera, pelas vereadoras Edneide, Jamile e ainda os vereadores, Roberto do Sem Freio, Manoel de Bernardino, José Augusto, Marquinhos, Léo de Eridan, Guri, Laerto e Léo de Marlúcia.

Com pauta cheia no pequeno expediente, o secretário da Mesa, vereador Jera procedeu, além da leitura da síntese da Ata da sessão anterior, a leitura do Parecer do TCM sobre as contas de 2018 da Prefeitura de Araci e ainda a leitura de 13 enunciados de projetos e indicações em tramitação.

Completando a carga de uma das pautas mais pesadas de seu ofício o secretário leu ainda 04 pareceres de comissões.

O grande expediente se apresentou como uma Ordem do dia das mais cheias, quando foram colocados para discussão e votação 10 matérias entre projetos e indicações.

A tribuna da Casa foi ocupada por oito oradores: As vereadoras Edneide e Jamile e os vereadores: Jera, Marquinho, José Augusto, Leandro Guinha e Jefinho, pronunciamentos que levaram ao encerramento da sessão às 12 horas e 12 minutos.

Comentários