
Os 15 vereadores eleitos para a 16ª Legislatura de Araci se reuniram pela primeira vez em sessão ordinária nesta terça-feira, (23) com uma pauta de leitura de proposta de alteração de dispositivos do Regimento Interno e preparação do processo de eleição e indicação dos membros que formarão as oito Comissões Permanentes da Câmara, constituídas pelo Art. 35:
Constituição, Justiça e Redação Final;
Finanças, Orçamentos e Contas;
Obras e Serviços públicos;
Agricultura e Meio Ambiente
Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Saúde, Assistência Social e Habitação
Direitos Humanos, e Defesa do Consumidor
Ética e Decoro Parlamentar
O presidente vereador Virgílio Carvalho Santos (PDT), presidiu a sessão ao lado de seus pares de Mesa Diretiva, vereador Valter Andrade de Oliveira (PDT), vice-presidente, vereador Leonardo Carvalho dos Reis (PDT), 1º secretário, vereador Joselito Jose de Sousa (PDT), 2º secretários e mais dez vereadores, Edneide Santana Pereira (PT), Francisco Lima DE Oliveira, Jamile Magalhães da Costa, Jefson Miranda Cardoso Carneiro, José Augusto Moura de Andrade (PDT), José Mário da Conceição Júnior (PDT), Laerto Januir Barreto Pinho (PROS), Leandro Andrade Macedo (PODEMOS), Luizmar Matos de Sousa (PODEMOS) e Manuel Matos dos Santos (PDT), registrando-se apenas a ausência do vereador Gilvan Oliveira dos Santos (PDT).
Deram realce à sessão, as mensagens proferidas pelo presidente Virgílio, quando falou no introito de seu pronunciamento que foi reeleito para desempenho de seu terceiro mandato e eleito presidente deste do Poder Legislativo para ajudar o Executivo a resolver os problemas que mais afligem a população araciense.
Virgílio agradeceu aos colegas que se empenharam em sua eleição como presidente para o biênio 2021/2022 e agradeceu a Deus a quem creditou o sucesso no enfrentamento dos desafios.
“Estou ciente do quadro desafiador que se apresenta, devido ao novo cenário econômico, que vive o país e nosso município, atingidos pela desarrumação de uma pandemia mundial. Iremos mesmo assim, fazer uma gestão focada em proporcionar mais eficiência e menor custo e ao mesmo empreender ações para aproximar as pessoas do dia a dia do Legislativo Municipal” – disse o presidente e concluiu sua mensagem, falando que a relação entre Câmara e Prefeitura será baseada na harmonia e no mesmo olhar, somando esforços para fortalecer as parcerias entre o Legislativo e Executivo e melhorar a qualidade de vida do povo de Araci.
De igual relevância foram as mensagens da vice-prefeita Gilmara, que ao representar a prefeita Keinha, desenhou em suas palavras o mesmo desejo da colega de gestão em manter um relacionamento salutar com o outro poder municipal e sustentar parceria sadias para ajudar na solução dos graves problemas que o governo enfrenta nesse tempo de crise.
Também foi proeminente a mensagem do pastor Fernando Matos da Assembleia de Deus, convidado pelo presidente para levar uma mensagem de esperança e confiança em Deus. O pastor convidado disse que as nações e os governos que fazem da palavra de Deus seu guia, se destacam no mundo como as mais prósperas e concluiu dizendo: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.
Sem pautas oficiais, a sessão seguiu-se com pronunciamentos de vereadores que além do presidente, em número de 10 entre os 14 presentes fizeram uso da Tribuna da Casa.
 José Agusto |
 Jefson Carneiro |
 Marinho |
 Zelito da Ribeira |
 Guinha de Pascoal |
 Jamile |
 Edneide |
 Francisquinho |
 Léo de Eridan |
 Luizinho |

Léo de Marlúcia
O time do executivo estava representado na assembleia pelos secretários, José Socorro da Silva de Governo, Administração e Finanças, Anastácio Carvalho Oliveira da Secretaria Municipal de Educação e Keila Silva Anunciação da Silva da Secretaria Municipal de Saúde.
