Bem-vindo | 18/01/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Pandemia marcou a 15ª Legislatura na Câmara de Araci reduzindo 21% das sessões

A Legislatura Nº 15 iniciada em 1º de janeiro de 2017, encerra seus 4 anos com 8 períodos legislativos no próximo dia 20. Hoje (15.12) aconteceu a 33ª Sessão Ordinária e última do ano legislativo de 2020.

Por Gidalti Moura

ter, 15/12/2020 às 19:06

A Câmara de Vereadores de Araci conforme preconiza o Art. 14º da Lei Orgânica Municipal, encerrará suas atividades legislativas no próximo dia 20 e a edilidade de Araci entrará em recesso parlamentar, retornando às atividades por força do mesmo dispositivo no dia 15 de fevereiro de 2021.

Nestes dois períodos legislativos de 2020 que fecham a 15ª Legislatura, a Câmara que em média realiza entre 42 a 46 sessões ordinárias, extraordinárias, e itinerantes, teve seu mapa de produção prejudicado em 21% pela incidência da Pandemia da Covid-19. As medidas restritivas implantadas pelas autoridades de saúde, levaram a Câmara suspender em torno de 9 sessões. Hoje, terça feira (15.12) 42 se realizou a 33ª sessão, a última sessão ordinária do ano.

A sessão teve um Plenário formado pelos vereadores, Jefson Miranda Cardoso Carneiro, Presidente, Jerônimo Jesus de Lima, 1º Secretário e Edneide Santana Pereira 2ª Secretária. O Plenário de 9 vereadores se completou com a vereadora Jamile Magalhães da Costa e os vereadores José Augusto Moura de Andrade, Leonardo Carvalho dos Reis, Roberto Souza de Matos, Luiz de Souza e Marcos Antônio Pimentel.

O Pequeno Expediente foi marcado com a presença da secretária municipal de saúde Ana Ofélia Matos Marques que ocupou a Tribuna Livre para falar sobre as ações da secretaria e do andamento e controle da pandemia no município e por uma pauta de Leitura de 14 Projetos de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal e 1 Projeto de Lei Complementar “modificando o Art. 4º da Lei que fixa subsídios dos agentes políticos para o período de 20121-2024”.

Dos nove vereadores, os vereadores Luiz do Boa, Léo de Marlúcia, Jera, José Augusto e Marquinhos, fizeram uso da Tribuna da Casa fazendo suas despedidas do ano legislativo e o presidente Jefinho, proferiu de seu lugar à mesa, um pronunciamento oficial de comemorações, despedida e agradecimentos, cujo texto se publica a seguir.

MENGAGEM de encerramento.

Caros colegas e distintos munícipes que nos ouvem através da transmissão desta sessão.

Estamos no limiar da 15ª Legislatura pela realização da 33ª Sessão Ordinária e com ela encerramos também os trabalhos do último biênio do Ano Legislativo de 2020.

É imperioso registrar que o ano legislativo de 2020, ficará na história desta Casa como o mais atípico para toda a edilidade e todos sabemos porquê. A pandemia caracterizada pelo Corona Vírus mudou a rotina do mundo e seus efeitos foram sentidos de forma igual em nosso município.

Os exercícios de anos legislativos anteriores, remontam sempre um número de sessões que passam de 40 sessões a cada ano. Em consequência da Covid-19 só foi possível a realização de 33 sessões. Com tudo isso, com os embates que enfrentamos foram superados com a força de todos, e assim foi possível oferecer através desta casa da Cidadania, uma ação administrativa profícua e politicamente coerente com o desejo do povo araciense.

Nossos objetivos foram alcançados com a responsabilidade que o cargo de presidente exige e digo com alegria e gratidão a Deus, que a Câmara Municipal de Araci se encontra, em uma situação de equilíbrio que só foi alcançada graças à cooperação de todos os vereadores e dos demais colaboradores.

Tivemos avanços que nos deixam realizados, estamos corajosamente concluindo uma reforma histórica na sede deste poder e hoje encerramos a 15ª legislatura com a sensação de missão cumprida.

Deixo os meus agradecimentos, aos meus parceiros, vereadores desta Casa, quer seja como aliados ou os opositores por concordância ou por questionamento. Digo que todos foram compreensivos e solidários nas dificuldades nas soluções que adotamos, fossem elas favoráveis ou até mesmo quando dificultavam o exercício de seus mandatos.

Aproveito para agradecer a Deus, que nos momentos de desânimo e cansaço, renovou-me as forças incentivando a dar continuidade à luta. E especialmente pela graça de poder retornar a esta Casa para exercício de meu terceiro mandato conquistado nas urnas no ultimo pleito eleitoral.

Neste momento, quando vivemos o período natalino e homenageamos a grandiosidade de Deus oferecendo Seu Filho para confraternização entre todos os homens, dirijo minha mensagem a todos os araciences, desejando-lhes os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Clique Aqui para acessar o WhatsApp do  seu Portalfolha.com e receber conteúdos e matérias!

Siga-nos em nossas redes sociais –Página no Facebook – Perfil no Instagram – Perfil no Twitter

 

Comentários