Bem-vindo | 06/07/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Nove vereadores de Araci no Encontro Baiano de Parlamentares    

O vereador Jefinho presidente da Câmara, o vereador Guinha, vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa foram os congressistas de Araci.

Por Gidalti Moura

qua, 06/09/2017 às 14:21

O vereador Jefinho presidente da Câmara, o vereador Guinha, vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa foram os congressistas de Araci.O 1º ENCONTRO BAIANO DE PARLAMENTARES MUNICIPALISTAS está encerrando às 16 horas desta quarta feira 06 de setembro após realização de uma Mesa Redonda coordenada pela vereadora Aloísia Carneiro com o Tema: ‘‘Verear: Os desafios desta caminhada’’ e por Flávio Eres com o Tema: Fortalecendo o mandato através da comunicação.

Desde a manhã de ontem vereadores de diversas câmaras estiveram ampliando seus conhecimentos através da rica programação ofertada pelo encontro realizado no Shopping de Serrinha promovido pela União dos Vereadores da Bahia – UVB Bahia e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM.

O vereador Jefinho presidente da Câmara, o vereador Guinha, vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa foram os congressistas de Araci.Entre vereadores de câmaras vizinhas estão ali representando a edilidade araciense nove vereadores. O vereador Jefinho (PSC) presidente da Câmara, o vereador Guinha vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa.

O presidente Jefson na última sessão oportunizou a todos a participação neste encontro e disse que a Câmara estaria bancando as inscrições e custos do curso para todos os vereadores que se interessassem no evento. Além dos nove vereadores participaram do evento as duas servidoras da câmara a secretária executiva Valéria e a Maiquely da secretaria da casa.

Ao fazer a abertura oficial do evento a vereadora Edylene Ferreira, Presidente da União de Vereadores da Bahia falou que o objetivo do é reunir vereadores de todo o Estado para realizar debates sobre os temas de seus principais interesses e disse que o espaço também estava aberto para estudantes, assessores, advogados, procuradores, representantes do legislativo estadual, entre outros.

Durante a programação foram ministradas palestras ainda na parte da manhã do primeiro dia com os temas: “O Papel dos Edis na Administração Pública Municipal” tendo como palestrante o Conselheiro José Alfredo Rocha Dias do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e “Principais aspectos da LRF em matéria de contas municipais” com o palestrante Antônio Vasconcelos Dourado – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/BA, exercendo a função de Diretor Adjunto DAM/TCM/BA.

O vereador Jefinho presidente da Câmara, o vereador Guinha, vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa foram os congressistas de Araci. O vereador Jefinho presidente da Câmara, o vereador Guinha, vice-presidente, o primeiro secretário Jera, a segunda secretária Edneide, a vereadora Jamile e os vereadores Guri, Roberto do Sem Freio, José Augusto e Luiz do Boa foram os congressistas de Araci.

Na parte da tarde, mais duas importantes palestras  foram ministradas com os temas: “Conhecendo o TCM/BA: Aspectos, forma e operacionalização do Órgão de Controle e a prestação de contas das Câmaras de Vereadores proferida por Adelmo Gomes Guimarães – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/BA, exercendo a função de Diretor Adjunto da Escola de Contas TCM/BA  e “Estatuto do Vereador” tendo como palestrante o professor Isaac Newton Carneiro.

O primeiro dia encerrou com uma Mesa Redonda com o Dr. Joabs Ribeiro – Tema: Transparência no Julgamento de Contas dos Prefeitos – Cláudio Peixoto – Regimento Interno e uma programação cultural.

No dia de hoje, (quarta 06) a UVB Bahia e UVB Brasil juntamente com o Dep. Ângelo Coronel – Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia trataram do tema: “Importância do Legislativo Municipal” e mais duas palestras faziam parte da agenda do dia. “Os Vereadores e seu poder/dever de fiscalização e as ferramentas disponibilizadas pelo TCM/BA: SIGA/ANALISADOR, E TCM e SITE do TCM/BA” com o palestrante Francisco de Assis Nunes de Oliveira – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/BA e “IMAP-Tecnologia da Informação e sua aplicação na Lei de Acesso à Informação e na Gestão Documental apresentada pelos palestrantes Diego Melo e Viviane Estrela”.

Ainda pela manhã teve duas Mesas Redondas; a primeira com o Dr. Dorgival Simões Neto – Tema: Reforma Política e a segunda com a Dra. Daniela Gomes com o Tema: 13º para Agentes Políticos.

A programação segue na parte da tarde com palestras sobre “Os três poderes: Harmonia e Independência” com o Deputado Estadual Luciano Ribeiro. Mesa Redonda com Dr. Bruno Torres – Tema: Repercussão da Decisão do Supremo Tribunal Federal acerca da Legalidade do 13º Subsídio e Férias aos Vereadores – Dr. Jairo Teixeira – Tema: A nova visão do Direito à luz da insolvência geral da Administração Pública.

A última Mesa Redonda com Aloísia Carneiro e o Tema: ‘‘Verear: Os desafios desta caminhada’’ – Flávio Eres – Tema: Fortalecendo o mandato através da comunicação e por volta das 16h00min está programado o encerramento do evento.

Os vereadores de Araci que participam do encontro foram unânimes em comentar dos benefícios  alcançados num evento dessa natureza e elogiaram a atitude do presidente Jefinho ao disponibilizar recursos para ofertar algo de tamanha importância para os vereadores.

Comentários