Bem-vindo | 17/11/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Depois do presidente Jefinho, Ver. Edneide aparece no Bom Dia Cidade  

Na última janela do Bom Dia Cidade aberta aos vereadores para entrevistas e revelações de suas agendas legislativas, o apresentador Acilon Di Oliveira recebeu o vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro, presidente do Poder Legislativo Municipal. Na sequencia desta escala formatada desde o dia 16 de maio, a próxima a aparecer na janele do Bom Dia Cidade será a vereadora Edneide do PT que está na câmara como Líder das Minorias. 

Por Gidalti Moura

qua, 12/06/2019 às 14:10

Durante quase uma hora de entrevista e explanações diretas do entrevistado vereador Jefinho a comunidade de Araci pode através desta janela de rádio escutar o presidente da Câmara de vereadores falar de sua agenda como parlamentar, de suas ações como vereador que tem responsabilidades com a comunidade mas especialmente, como bem disse, com as comunidades que vem lhe dando apoio irrestrito nestes dois mandatos eletivos que exercita atualmente.

O entrevistado falou sobre a ampliação do espaço da sede do legislativo para atender melhor os vereadores. A Câmara foi construída, tem hoje uma sede bonita e suntuosa, mas de pequena adaptabilidade para o exercício do legislativo. Sem uma recepção apropriada, as pessoas não tinham como chegar e nem com quem falar. Hoje temos na entrada a recepção, com central telefônica que se comunica com todos os gabinetes, temos também uma portaria que recebe as pessoas, faz a identificação pessoal e do que ele procura e dá a orientação necessária, disse o presidente.

Falou também que um dos projetos de sua gestão como presidente é colocar um assessor em cada gabinete. O vereador tem suas agendas e cada um mais complexa que outra e todos precisam dessa mão de obra humana chamada assessora parlamentar.

Entendemos que não há muito recurso para atender às demandas de melhorias na casa, mas no caso dos assessores, nosso projeto é fazer um convênio com organização que oferte programas como o melhor aprendiz, e dessa forma iremos suavizar a agenda dos vereadores.

 Acilon conversa com presidente sobre as sessões itinerantes, e pergunta porque não se faz mais.

O Presidente responde que isso foi uma inovação do ex-presidente José Augusto de levar as sessões para as comunidades rurais. No inicio de nosso primeiro período na presidência a chagamos a realizar algumas, mas

fomos assim impedidos de continuar diante de uma necessidade muito grande de segurança a gente nunca conta com policiais à disposição guardas à disposição e esse acompanhamento é fundamental mas custa caro. Sei da importância dessa modalidade de sessões e nossa intenção é voltar a fazer. – disse Jefinho.

Comentou também o presidente sobre a atuação de vereadores falando das chamadas indicações. Sabe-se que o vereador não faz nada de gestão, não compra, não licita, não emprega, não contrata, estas ações podem ser solicitadas pelos edis através do instrumento chamado Indicação.

Através dele o vereador apela para o executivo e na medida do possível as obras e benefícios acabam chegando às comunidades, como estradas, campos de futebol, energia, água em rede de distribuição ou potável, educação, saúde e segurança.

O presidente falou dos grandes avanços da câmara na área do processo legislativo como a reforma da lei orgânica, uma lei que estava defasada há mais de 14 anos. Também estamos reformulando o Regimento Interno que não sofre mudança em seu texto há mais de 14 anos e o mais importante, a criação e aprovação do Código de ética, nunca existiu isso desde a primeira legislatura.

 Com ele a através dele se pode agora punir os vereadores infratores, relapsos e que firam o decoro parlamentar. Depois desse novo código de ética e postura, nascerá uma nova era na Câmara de Araci, pois ele permitirá punir os excessos e os deslizes éticos de cada vereador, como por exemplo, as faltas às sessões e o respeito aos colegas.

Ao ser perguntado sobre a politica para 2020, Jefinho respondeu parafraseando o sábio Salomão: “há tempo para tudo debaixo do céu…” Está chegando o tempo e quando ele começar é natural estes movimentos, corridas, disse-me-disse comodatos pra lá e pra cá.

Há os que entraram os que saíram e os que querem entrar, “Acho que dos 15 vereadores que estão na câmara hoje, se estão ali foi porque fizeram sua parte e a comunidade os elegeu. Ninguém que nada fez ou faz, vai receber a aprovação do povo, Isso é a verdade”. – Disse Jefinho.

Na reta final da entrevista o presidente Jefinho falou sobre matérias importantes que estão tramitando como O Parecer do TCM sobre as contas do prefeito em 2016. Há prazo para esse tramitar e o rito já começou. Terminamos o apreço da LDO que fala das diretrizes orçamentárias para 2020 e depois vem a mais importante das leis do Executivo que é a LOA- Lei orçamentaria Anual, que dependerá de estudo e votação da Câmara.

 Ao se despedir o presidente Jefinho falou sobre a visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa ao Açude do Poço Grande e da viagem da caravana de Araci a Fortaleza para uma reunião com o DNOCS. Lá ouvimos o que a população de Araci precisava ouvir. De todas as barragens do estado, somente duas apresentam risco. A de Anagé e Brumado. Araci não tem risco algum que preocupe a população. Uma barragem com mais de 60 anos, como a nossa, é comum apresentar fissuras e furos no maciço, mas nada que preocupe, foi o que ouvimos do engenheiro do DNOCS em Fortaleza. – Concluiu o presidente.

            Foto escolhida como “da posteridade” do Portalfolha, presente em todos os posteres de matéria desta janela.

 

Comentários