Bem-vindo | 25/04/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Câmara anuncia Sessão Solene no 07 de abril e com condecoração e outorgas homenageando Capitão Jose Ferreira de Carvalho e Vereador José Lima

“Ao apresentar estas proposituras, sonhamos em consolidar a união dos dois poderes livres de Araci, que foram constituídos nesta mesma data histórica há 60 anos e que neste 07 de Abril, possamos presentear a toda comunidade com uma Programação que de tão inédita e digna, haverá de se perpetuar ano após ano como assim deveria ter sido desde os primórdios de sua história.” – Disse o vereador autor.

Por Gidalti Moura

qua, 27/03/2019 às 09:52

O vereador e presidente da Câmara Jefson Miranda Cardoso Carneiro, entrou com um Projeto de Lei que “Cria a Comenda Capitão José Ferreira de Carvalho, fundador da Vila do Raso, condecoração outorgada pela comemoração dos 60 Anos de Emancipação política do município de Araci e registro de seus 207 anos de fundação”.

Na mesma pauta do Expediente foi lido pelo primeiro secretário Jerônimo, o Projeto de Decreto Legislativo que “Dispõe sobre a condecoração da Comenda e outorga de Diploma de Honra e Reconhecimento de Mérito a pessoa ou entidade em todas as sessões solenes realizadas a partir desse 07 de abril, cerimônia que se perpetuará todos os anos.

Depois de apresentadas as duas proposituras, o vereador autor, passou a presidência da mesa ao vice Valter e falou da tribuna sobre suas proposições, apresentou as Justificativas de cada uma e pediu aos colegas que as assinassem em apoio solidário às suas designações. Todos os colegas do plenário deram suas assinaturas e os projetos entraram para cumprirem o rito regimental de apreço e aprovação.

Da tribuna o vereador Jefinho explicou que os projetos nasceram de uma ideia materializada por Gidalti Oliveira Moura, descendente em sétimo grau na cadeia genealógica do homenageado e que no Ano do Cinquentenário da Emancipação de Araci em 2009 e depois no ano 2012 das comemorações do “Bicentenário” de fundação de Araci, seu intento não encontrou apoio dos dois poderes constituídos.

O idealizador da Honraria tentou pela terceira vez em 2016 materializar seu engenho cívico e mais uma vez seu projeto de resgate da memória do fundador de Araci nem chegou a ser apreciado pelos vereadores que formavam o plenário de então. “Mas nesse tempo, sendo hoje um parlamentar abracei esse proposito e me sinto honrado em poder apresentar a esta casa legislativa os dois instrumentos de lei. O Projeto de Lei que cria e LEGITIMA as honrarias e o Projeto de Decreto Legislativo que disciplina a Outorga delas aos cidadãos indicados” – disse o vereador autor.

Jefson falou que desde a instalação de sua primeira Legislatura em 1956 a Câmara de Araci teria de experimentar a cada ano de seus exercícios legislativos a comoção de estar registrando uma das duas datas magnas de sua história sociopolítica. A primeira: O dia 07 de abril de sua emancipação definitiva e a realização de sua primeira eleição livre determinada no Art. 5º da Lei Nº 863 de 15 de novembro de 1956 que decretou o desmembramento de Araci do Município de Serrinha. E a segunda data cívica de importância na história de Araci que é o dia 13 de dezembro consignado no parágrafo 4º do Art. 1º como dia das comemorações ao aniversário da cidade, seja do Município que neste ano de 2019, comemorará seus 207 anos de fundação desde que fora fundado nesta data no ano de 1812 pelo capitão José Ferreira de Carvalho.

“Anunciamos com satisfação que esta Casa Legislativa veio trabalhando para resgatar o respeito a esta data Cívica e hoje depois da reforma da Lei Orgânica esse princípio foi redigido em seu primeiro artigo. Ao apresentar estas duas proposituras, nosso objetivo e consolidar a união dos dois poderes livres de Araci, que foram constituídos nesta mesma data histórica há 60 anos e que neste 07 de Abril, possamos presentear a toda comunidade com uma Programação que de tão inédita e digna, haverá de se perpetuar ano após ano como assim deveria ter sido desde os primórdios de sua história.

E ao propor a realização de uma sessão Solene comemorativa, queremos reunir primeiramente todos os descendentes do Capitão José Ferreira de Carvalho fundador do Raso, milhares de progênies dos baluartes de sua independência, os consanguíneos das famílias raízes e troncos dessa terra: Carvalho, Lima, Ferreira, Moreira, Oliveira, Mota e Loreto e todos os aracienses.

O ponto alto dessa programação sinaliza o Resgate da Memória dos dois maiores e mais importantes nomes dessa história política, Capitão José Ferreira de Carvalho, fundador do Município com lançamento da COMENDA em seu nome e do vereador José de Oliveira Lima, o primeiro vereador baluarte a defender na Câmara de Serrinha essa liberdade consolidada em 07 de abril de 1959 e que daqui a alguns dias teremos de comemorar.”  – Concluiu o presidente.

Detalhes do Projeto em apreço:

(explicativas de formatação da Comenda e como será entregue em cada comemoração do 07 de abril)

(Quem serão os primeiros homenageados no ano de sua implantação e veto de condecoração)

 

Comentários