Bem-vindo | 06/07/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

As máximas do prefeito Silva Neto na sessão de abertura do Ano Legislativo

Apresentar sua mensagem como chefe do Executivo Municipal é um preceito constitucional e pela oitava vez o prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto a convite oficial do presidente da Câmara, ocupa a Tribuna da Casa para proferir sua ultima mensagem como prefeito.

Por Gidalti Moura

ter, 18/02/2020 às 19:18

Durante 17 minutos o prefeito Silva Neto proferiu sua Mensagem como Chefe do Executivo na sessão de hoje, a primeira ordinária do Ano Legislativo de 2020 e, portanto a sessão que marcou a abertura dos trabalhos legislativos do primeiro período do ano.

Em seu pronunciamento de quatro laudas, o editor do Portalfolha publica na Folha Legislativa o que ele por sua própria faculdade considerou como “as máximas” do prefeito Silva Neto.

Tom de despedida.

“Quero falar da alegria, felicidade e da gratidão a Deus, poder pelo 8º ano consecutivo, participar da abertura dos trabalhos do Poder Legislativo do município de Araci. Esse meu pronunciamento marca também meu último como Chefe do Executivo, pois não estarei mais aqui na abertura da próxima legislatura. Nós que somos pessoas, primeiramente escolhidas por Deus e pelo povo de Araci para representá-lo, temos aqui nesta casa a plena representação da liberdade de escolha, que se traduz no movimento democrático”.

Liberdade de ideias e a manutenção do respeito.

“Sei ainda, que nesta casa existem convenções diferentes, existem entendimentos diferentes acerca dos mesmos fatos. Existem interpretações, muitas vezes totalmente divergentes, acerca dos mesmos fatos. E isso é democracia! E deve ser respeitado! Mas ainda sei senhor Presidente e conclamo a Vossa Excelência, que se mobilize junto com os seus pares, em fazer com que dentro desta casa, permaneça o respeito pleno a democracia e as individualidades, que cada um possui”.

Lamento pela falta de participação popular.

“Estou diante de um plenário onde praticamente estão presentes apenas aqueles que nesta casa trabalham. Sei que todos os vereadores, todos os membros do Poder Legislativo, assim como aqueles do Poder Executivo, são diuturnamente, implacavelmente muitas vezes, infelizmente, de forma desrespeitosa são cobrados pela população. Sei que tem muita gente me ouvindo neste momento, mas sei também que muita gente que poderia estar aqui, que são justamente aqueles que mais realizam cobranças; que são justamente aqueles que mais dizem que vereador não faz nada, prefeito não faz nada, secretário não faz nada; poderiam estar aqui para entender um pouquinho da essência desse trabalho”.

Escolhas e maledicências.

“Nós não fomos escolhidos para fazer escolhas ruins. Fomos escolhidos para fazer as melhores escolhas. Deus e o povo nos confiaram isso! E justamente neste ambiente, neste momento, nós precisamos nos alertar para deixar claro ao povo que nós não podemos, em momento algum, nos permitir envenenar por aqueles que pretendem macular a força da democracia no município de Araci. Por aqueles que usam de artifícios, muitas vezes vergonhosos, nefastos, direcionados a pais, mães de famílias, jovens e idosos; precisamos estar preparados para combater o bom combate”.

Quem não presta vira pó.

“E só combate o bom combate quem é bom de verdade! Quem faz de conta que é bom, nem adianta ir para arena, porque não vai ser bem vindo nela e vai evaporar como pó”.

Dignidade e caráter.

“Não percam a dignidade de vocês por causa da política, por causa do voto, por causa da eleição. Não percam a hombridade de vocês por causa da disputa; não desfaçam do caráter que cada um aqui deve ter, por conta de um resultado eleitoral. Garantam a vocês, aos seus filhos, as suas comunidades, ao seu povo, que antes mesmo de serem políticos, vocês são homens e mulheres, e precisam garantir um comportamento de homens e mulheres de bem, para que possam ao menos ser dignos de se colocar dentro de uma disputa onde o povo é quem escolhe”.

Gratidão.

“Aprendi muito com cada um aqui; com estes que fazem parte deste mandato de 2017 a 2020, com os outros que fizeram parte de 2013 a 2016. Sou e serei eternamente grato a Vossas Excelências, independentemente de posicionamento político; porque aprendi com a minha oposição, enxerguei erros apontados por eles, consertei os que pude consertar, mas sobretudo, andei de mãos dadas com aqueles que se propuseram a ser base em nosso governo”.

Um governo que mudou e fez história.

“Esse governo modificou a história do município de Araci. Modificou a sua história administrativa e modificou a sua história política. Todos nós que estamos aqui senhores vereadores, pertencemos a uma ordem de políticos que fizeram história no município de Araci. E precisamos nos orgulhar disso. Não podemos baixar a cabeça diante de qualquer intempere, diante de qualquer apontamento maldoso ou de qualquer julgamento nefasto”.

Motivação para gostar e agradecer.

“E digo a todos vocês aqui, que o meu pedido inicial, em todas as manhãs quando os meus joelhos estão no chão, é que o sentimento que mais seja manifestado pela minha palavra, pelas minhas atitudes, pelo meu coração em prol, primeiramente do nosso Pai e em prol das pessoas, seja o sentimento de gratidão. Eu prefiro muito ter muitos motivos para agradecer, do que motivos para macular quem quer que seja. Eu prefiro ter muito mais motivos para olhar para cada um que está em minha jornada, em minha caminhada, em meu caminho e ter motivos para agradecer, do que ter motivos para me furtar de abraçar. Eu prefiro meus amigos, nesta jornada que é tão difícil para todos nós, que é tão dura e muitas vezes injusta, ter motivos para agradecer do que ter motivos para virar as costas para alguém porque eu não tenho coragem de olhar nos olhos”.

Comentários